Alagoas

Falha no sistema do INSS afeta atendimentos em Alagoas

Em todo o país, pedidos de aposentaria se acumulam devido a erro

Por Marcos Filipe Sousa 14/01/2020 16h04
Falha no sistema do INSS afeta atendimentos em Alagoas
Agência do INSS - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O atraso na atualização do sistema do INSS após a promulgação da Reforma da Previdência está causando atrasos na concessão de benefícios e aposentadores em todo o país, e em Alagoas não está sendo diferente.

A assessoria de comunicação do INSS em Alagoas, confirmou que o problema também está ocorrendo no Estado, mas não informou a situação da fila de espera.

O INSS alegou que o atraso está sendo causado por uma série de ajustes em seu sistema para adequá-lo às novas regras, já que tudo funciona de forma online.

Nenhum cálculo de atendimento de regras ou definição de valores de benefícios concedidos pelo INSS é feito de forma manual pelos servidores, mas por sistemas que cumprem esse papel com segurança e uniformidade.

Segundo informações do jornal O Globo, mais de dois milhões de pedidos estão represados – sendo 1,5 milhão de solicitações de aposentadorias e o restante de pedidos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apenas os benefícios que não sofreram mudanças com a reforma, como a aposentadoria rural, estão sendo concedidos.