Alagoas

INSS em AL aguarda orientação sobre contratação de militares

Governo Federal anunciou que cerca de 7 mil devem auxiliar órgão em todo país

Por Marcos Filipe Sousa 16/01/2020 14h02
INSS em AL aguarda orientação sobre contratação de militares
Agência do INSS - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O anunciou esta semana de que 7 mil militares da reserva vão reforçar o atendimento no INSS em todo o país ainda é novidade para os gerentes estaduais dos órgãos.

Questionamos o gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, que nos apresentou a situação. “Como o anúncio foi muito recente, ainda não recebemos nenhuma orientação neste sentido”.

Atualmente, 7.820 servidores do INSS fazem a análise de documentos para a concessão de benefícios. Com a chegada dos militares, funcionários do INSS devem sair do atendimento e reforçar a análise. A expectativa é que o número de analistas chegue a 10 mil.

A adesão é voluntária e os selecionados vão receber treinamento e um incremento de 30% na remuneração. Os selecionados atuarão diretamente no atendimento à população, possibilitando o remanejamento de servidores do INSS para a análise de processos.

Vale lembrar que desde o final do ano passado, as agências do INSS estão acumulando pedidos de benefícios e aposentadores devido à falta de funcionários e ao sistema que ainda não foi totalmente atualizado com as regras da reforma da previdência. Nesta terça-feira (14) o 7Segundos relatou que este tipo de problema também está ocorrendo no Estado.