Alagoas

Sesau alerta sobre medidas que evitam proliferação de escorpiões

Por Ascom Sesau 19/02/2020 08h08
Sesau alerta sobre medidas que evitam proliferação de escorpiões
Proliferação de escorpiões - Foto: Reprodução

O clima úmido e quente do verão favorece ao aparecimento de escorpiões, que se escondem em esgotos, entulhos e áreas onde se acumula lixo. Por isso, os alagoanos devem redobrar os cuidados em suas residências para evitar o aparecimento desse animal peçonhento, cuja picada pode levar à morte crianças e idosos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostram que no primeiro mês de 2020 foram registrados 585 acidentes, sendo a maioria em Maceió.

Os casos deste ano são inferiores ao mesmo período de 2019, com registro de 937 ocorrências. Mesmo assim, a assessora de Controle de Zoonoses da Sesau, Ana Paula Freitas, disse que a população não deve se descuidar, porque devido ao calor intenso que faz no estado, os escorpiões costumam sair dos esconderijos à procura do seu principal alimento, que é a barata. Os meses de dezembro a março é o período do acasalamento.

De acordo com informações de Ana Paula Freitas, entre 2018 e 2019 houve o registro de 19.497 casos, sendo 9.655 em 2019 e 9.832 em 2018. Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. Serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), espécie que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo. A picada dos demais tipos oferece menos riscos, mas pode ser fatal se a vítima for criança e idoso. “Essas duas faixas etárias são mais suscetíveis a desenvolverem complicações, em função da imunidade e doenças pré-existentes”, afirmou a técnica.

Uma experiência nada agradável teve recentemente a servidora pública Aline Lucas Barbosa Galvão. Mãe de uma criança de três anos, ela nunca imaginou que o perigo estava na sua cama, local em que seu filho costuma dormir normalmente. “Acordei pela manhã com o choro do meu filho, que havia dormido no berço e, de imediato fui tirá-lo e o coloquei na cama. Ao me sentar, senti a picada e uma dor muito forte. Geralmente meu filho costuma dormir comigo, mas desta vez ele tinha passado a noite no berço. Foi uma providência de Deus, porque a vítima poderia ter sido ele”, diz Aline.

Após o acidente, Aline procurou ver o que foi e encontrou o escorpião envolvido no lençol. Como medida de precaução, matou o animal e procurou uma unidade de saúde, onde foi medicada e ficou em observação. Aline Lucas acredita que o animal deveria estar escondido em caixas de cerâmica que estavam na garagem de sua casa.

Prevenção – A única forma de combater os escorpiões é eliminando entulhos diversos, como material de construção, lama, lixo, entre outros, nas residências, terrenos baldios e áreas externas do imóvel. Além de manter distante de sua casa as baratas, que é o principal alimento do animal. “A população deve tomar as medidas em sua residência, evitando acúmulo de lixo, manter frestas de paredes e buracos fechados, manutenção do jardim e, ainda, colocar tela nos ralos do banheiro e pias”, afirma a técnica.

O que fazer em caso de acidente? – Se você foi picado por um escorpião não deve tomar medidas baseadas em costume popular, a primeira iniciativa é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima do local em que reside. E, também, procurar capturar o animal, que deve ser levado até o posto de saúde para que seja feita a identificação e, com base nessa informação, o profissional irá definir qual o tratamento correto.

De acordo com Ana Paula, recomenda-se que em casa possa ser aplicada uma compressa morna no local, que minimizará a dor e evitar esforço. Não é indicado amarrar a área afetada, nem o uso de substância ou curativo que fechem o ferimento. “Se for vítima de um escorpião, não tome medidas como cortar, perfurar ou queimar o local. É proibido colocar álcool e substâncias com plantas, uma vez que elas não combatem o veneno e contribuem para agravar o quadro clínico do paciente”, concluiu a assessora da Sesau.