Geral

IMA leva atividades às mulheres na rua fechada da Pajuçara no domingo

Parcerias feitas com o projeto fornecem atração artística, feirinha e rodas de conversa sobre empoderamento feminino

Por Agência Alagoas 06/03/2020 17h05
IMA leva atividades às mulheres na rua fechada da Pajuçara no domingo
Projeto Nossa Praia faz, neste domingo (08), ação especial para o Dia Internacional da Mulher - Foto: Ascom IMA

Projeto Nossa Praia do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) faz, neste domingo (08), ação especial para o Dia Internacional da Mulher. As atividades terão início às 8h30 e se encerram às 14h, na rua fechada da Pajuçara, em frente ao Edifício Terraza.

O IMA, em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas (Semudh), proporcionará as mulheres presentes ao evento dinâmicas e rodas de conversa para o empoderamento feminino, encaminhamentos para o centro de diagnóstico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além de uma central de apoio contra casos de violência doméstica.

Haverá a distribuição de panfletos informativos que contém os tipos de violência e contatos dos principais serviços da rede de atendimento à mulher.

Segundo Dilma Pinheiro, Superintendente de Políticas para Mulher, a ação conjunta do IMA com a Semudh oferece a oportunidade de estender ações, obtendo mais alcance da sociedade.   

“A parceria que estamos iniciando é muito importante, porque o IMA entra na proposta de conscientização ambiental, e nós da Semudh trabalhamos com a proposta de enfrentamento da violência contra a mulher, estarmos juntos nos leva à possibilidade de ocuparmos espaços e poder auxiliar a população”, ressalta Dilma Pinheiro.

Na mesma tenda da Semudh, a Feirinha Empoderada, que é um coletivo de mulheres empreendedoras, estará expondo produtos e falando sobre a união de mulheres no ramo empreendedor e do fortalecimento cultural no Estado.

Além dessas atividades, estão na programação a distribuição de materiais ecológicos, interação com o público infantil, exposição de animais empalhados, coleta de resíduos sólidos e óleo de cozinha.

Como atração artística do evento, a Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult) junto ao IMA, convidou a banda Garota Sertaneja para animar a ação com músicas das 11h às 13h.

Ainda, na tenda do Nossa Praia, informações e orientações para a população acerca de licenças, crimes ambientais, fiscalização e unidades de conservação serão passadas por representantes das Gerências do IMA. 

Confira abaixo a programação completa:

Zumba: das 9h30 às 10h30

Banda Garota Sertaneja: das 11h às 13h

Tenda IMA: das 9h às 13 - Orientações e informações sobre projetos educativos e ações das Gerências do IMA

Para as crianças: Distribuição de materiais, pintura de mão e rosto, pintura de desenhos, jogo de dominó

Tenda CoopVila e BPA: 9h às 13 -  Recolhimento de papel e papelão pela cooperativa e exposição de animais empalhados do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA)

Tenda Qualitec e Bio Digital: das 9h às 13 - Recolhimento de lâmpadas fluorescentes e lixo eletrônico

Tenda Semudh e Feirinha Empoderada: 9h às 13 – Rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de cartilhas, central de apoio, encaminhamentos à saúde e exposição de produtos.