Saúde

Influenza: idosos são foco da primeira fase da campanha de vacinação

Locais de vacinação em Maceió foram ampliados por precaução ao Covid-19

Por Redação, com assessoria 23/03/2020 08h08
Influenza: idosos são foco da primeira fase da campanha de vacinação
Vacinação contra influenza inicia nesta segunda (23) para idosos e trabalhadores da saúde. - Foto: Secom Maceió

Trabalhadores da saúde e idosos (acima dos 60 anos) são o público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação que inicia nesta segunda-feira (23), em Maceió. Inicialmente, a imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde do Município, mas, ainda esta semana, será ampliada para escolas.

A meta é vacinar mais de 90% de cada público-alvo, mas não é necessário criar aglomerações nas unidades neste momento, como explica Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde. “É importante que a população entenda que nós iremos começar nas unidades, mas teremos uma ampliação ainda esta semana. Então, não é preciso correr pras unidades neste primeiro momento”.

Em algumas unidades serão ainda instaladas tendas para que a vacinação ocorra no pátio, área aberta ou externa, evitando possíveis aglomerações.

A vacinação tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades em decorrência das infecções causadas por três tipos do vírus da influenza. Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a intenção é auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para o coronavírus. 

Vacinação nos hospitais e casas 

Os idosos acamados terão a vacinação em suas casas. Para isso, basta se cadastrar e agendar junto a Gerência de Imunização da SMS por meio do número 3312-5589. Já os profissionais da área da saúde também serão imunizados em seus locais de trabalho. Aqueles profissionais que forem se vacinar nos postos volantes ou unidades de saúde devem comprovar vínculo empregatício, apresentando crachá, contracheque ou declaração da instituição em que trabalha.

Fases da Campanha

Voltada para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos, a segunda fase da campanha começa dia 16 de abril. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais.

Precauções

Eunice Amorim, gerente de Imunização da SMS, destaca que há precauções que devem ser tomadas no caso de usuários doentes, visando evitar a contaminação de pessoas sadias. “Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição”.