Meio ambiente

Equipe do IMA mantém atendimento aos animais que chegam ao Cetas

Sob demanda, uma veterinária e um biólogo dão continuidade aos cuidados e procedimentos necessários

Por Ascom IMA 02/04/2020 15h03
Equipe do IMA mantém atendimento aos animais que chegam ao Cetas
Meio ambiente - Foto: Ilustração

Durante o período de isolamento social para conter a Covid-19, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) adotou os plantões para fiscalizar e cumprir as demandas na área de fauna. Tudo issopara seguir com as recomendações de prevenção e manter os cuidados com o meio ambiente e os animais.

Os resgates de animais pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) não estão acontecendo, porém, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Corpo de Bombeiros continuam realizando esse trabalho. Ressaltando que a captura de animais que estão na natureza e o comércio desses continuam sendo considerados infrações que resultam em multa e apreensão.

Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o IMA cuida dos animais que chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Atualmente, em sistema de demanda, uma veterinária e um biólogo vão até o local para fazer os procedimentos necessários.

Segundo Epitácio Correia, Gerente da Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, a recomendação é que se evite deslocamento e aglomeração, respeitando o isolamento. Mas em casos emergenciais, a população pode fazer a entrega de animais no Cetas.

“Os cuidadores e os profissionais que fazem a segurança patrimonial também está lá, então, quem quiser fazer as entregas voluntárias pode entregar em horário comercial no Cetas. Uma equipe do IMA também está no local, sob demanda”, explica o gerente da Gefuc.

O Cetas fica localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol, e está funcionando em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 17h.