Meio ambiente

Ocupações irregulares são encontradas na APA do Catolé e Fernão Velho

IMA lavrou intimações em ação conjunta com BPA para atendimento de denúncia

Por Assessoria 23/04/2020 10h10
Ocupações irregulares são encontradas na APA do Catolé e Fernão Velho
A ocupação irregular da área de vegetação nativa afeta a conservação da APA - Foto: Ascom IMA

O Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesta semana, para atendimento de denúncias de ocupação irregular. Construções sem autorização foram encontradas e os responsáveis estão intimados.

A APA é uma Unidade de Conservação com o objetivo de preservar as características naturais dos ambientes e ordenar a ocupação e o uso do solo.

Ocupação irregular é um dos principais desafios enfrentados pelo Instituto para a conservação da APA, assim como o desmatamento, poluição hídrica e queimadas. A forte pressão da expansão urbana, principalmente de atividades de pecuária, reforça a necessidade de monitoramento e fiscalização do órgão ambiental na Área.

O IMA e o BPA encontraram “puxadinhos” e áreas com delimitação de cerca de concreto, sem qualquer título de propriedade por parte dos responsáveis. A ocupação irregular da área de vegetação nativa afeta a conservação da APA. Por esta infração, foram lavradas intimações e estabelecido prazo para remoção das estruturas.

APA do Catolé e Fernão Velho

A Lei n°. 5.347/1992 criou a APA do Catolé e Fernão Velho, uma Unidade de Conservação com área de 5.415 hectares. O território abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

A Mata Atlântica predomina entre os biomas da região. Os ecossistemas variam da floresta ombrófila ao manguezal. O reconhecimento da APA também é importante devido ao rico manancial na área, responsável por abastecer 30% da cidade de Maceió.

O principal rio existente dentro da APA do Catolé e Fernão Velho é o Rio Mundaú, o qual deságua na Laguna de mesmo nome. Outro rio que ocorre é o Satuba, além de riachos, tais como o Carrapatinho. O Açude do Catolé também se destaca na região como parte do Sistema de Abastecimento de água de Maceió.