Alagoas

Novo decreto não virá com “lockdown”, afirma secretário de Saúde

Mas medidas de isolamento social serão ampliadas

Por Marcos Filipe Sousa 04/05/2020 19h07
Novo decreto não virá com “lockdown”, afirma secretário de Saúde
Ayres adiantou o ponto polêmico no novo decreto do Estado - Foto: Reprodução

O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, adiantou durante coletiva na noite desta segunda-feira (04) que o novo decreto estadual de ações no combate à pandemia do novo coronavírus não virá com o chamado lockdown.

“O decreto de amanhã virá com medidas de isolamento social mais rígidas, mas não colocaremos ainda o lockdown”, disse.

Mais uma vez, Ayres lembrou que a ampliação das medidas ou não de isolamento dependerá do comportamento da população. “Estamos observando e estudos continuam sendo realizados”.

O secretário também informou que o hospital de campanha no Centro de Convenções deve ser entregue nos próximos dias e que a estrutura do Centro de Triagem no Benedito Bentes, em Maceió, já começou a ser montada para começar a funcionar também.

Lockdown ou bloqueio total

Esse é o nível mais alto de segurança e pode ser necessário em situação de grave ameaça ao Sistema de Saúde. Durante um bloqueio total, todas as entradas do perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair do perímetro isolado.

O objetivo dessa medida é interromper qualquer atividade por um curto período de tempo. Ela se mostrou eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos.