Saúde

Governo está observando comprometimento ao fechamento total em outros estados

Hospital Metropolitano de Maceió será entregue na sexta-feira

Por 7Segundos 13/05/2020 10h10
Governo está observando comprometimento ao fechamento total em outros estados
Renan Filho fala sobre possibilidade de fechamento total e Hospital Metropolitano - Foto: Reprodução/ Vídeo

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram as obras do Hospital Metropolitano nesta quarta-feira (13). A unidade de saúde funcionará, incialmente, de forma exclusiva para o tratamento de pacientes com covid-19.

Em entrevista coletiva, Renan Filho disse que não descarta fechamento total e que o governo está observando o comprometimento das pessoas com o “lockdown” em outros estados.

“Estamos estudando endurecer medidas de isolamento social. Ouvindo a opinião de médicos e corpo técnico para tomar uma decisão. Precisamos preservar vidas, já perdemos 150 pessoas. Vamos observar como o lockdown se deu em outros estados e como ficou a curva epidemiológica deles”, disse.

O Hospital Metropolitano será entregue na sexta-feira (15), com 160 novos leitos exclusivos para tratamento do covdi-19, sendo 130 clínicos e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade de saúde vai começar a funcionar já no sábado (16). Segundo Renan Filho, pessoas com sintomas continuarão sendo atendidas na Central de Triagem, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde.

“Se durante o atendimento o médico observar a necessidade de internação, ele vai solicitar uma vaga na Central de Regulação. Hoje, a central tem vagas no Hospital da Mulher, Hospital Sanatório, Hospital Veredas, Hospital Universitário, entre outros. Agora, vamos incorporar o Hospital Metropolitano”, explicou o governador.

“As medidas de isolamento precisam ser cumpridas pelo cidadão e quem não cumpre será a vítima e pode precisar de um leito de UTI e respirador. Se todo precisar ao mesmo, nem maior o investimento saúde já feito em Alagoas vai dar conta”, afirmou.