Alagoas

Coronavírus: AL é uma das últimas opções para profissionais do programa Mais Médicos

Dos mais de 3 mil profissionais, o estado atuara apenas 30 médicos.

Por Ministérios da Saúde com 7Segundos 15/05/2020 17h05
Coronavírus: AL é uma das últimas opções para profissionais do programa Mais Médicos
Mais Médicos para o Brasil: publicados nomes e locais de trabalho - Foto: Agência Brasil

No Brasil, mais de 3.314 médicos já se apresentaram para atuar no combate ao coronavírus em 1.218 municípios brasileiros e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).  

Do total de profissionais atuando no País, Alagoas ficou com apenas 30 médicos para ajudar no combate ao coronavirus no estado e fica entre os estados brasileiros com menor número de profissionais.

De acordo com algumas informações,estes médicos, todos com CRM Brasil, irão se juntar aos cerca de 15 mil profissionais que já atuam em mais de quatro mil municípios pelo programa Mais Médicos.

No total, o Ministério da Saúde recebeu mais de 9.410 inscrições de profissionais para as vagas abertas em 1.902 municípios brasileiros para preenchimento das vagas desocupadas no projeto. Para garantir a contratação dos profissionais para todas as vagas, o Governo Federal está investindo mais de R$ 1,2 bilhão.

Capitais e grandes centros urbanos, que não vinham sendo priorizadas na alocação dos médicos, passaram a receber demandas profissionais de forma emergencial.

A mudança ocorreu porque grandes cidades,como Alagoas, se tornaram locais mais propensos à circulação do vírus.

Nestes casos, o contrato com os médicos será de apenas um ano e a seleção poderá ter até cinco chamadas para preenchimento de todas as vagas. A bolsa-formação é de R$ 12.380,00.

Dos 3.314 profissionais, 47% tem entre 30 e 39 anos; 34% entre 23 e 29 anos; 12% entre 40 e 49 anos; 4% entre 50 e 59 anos; e 3% tem acima de 60 anos. Do total, 19% possui especialização ou residência em Medicina de Família e Comunidade e 17% escolheram unidades de saúde em estados diferentes das suas residências.