Alagoas

Lockdown em Alagoas será discutido em reunião esta semana

Infectologistas encaminharam ao Estado documento aconselhando a ação

Por Marcos Filipe Sousa 18/05/2020 19h07
Lockdown em Alagoas será discutido em reunião esta semana
Governador durante coletiva na noite desta segunda-feira (18) - Foto: Reprodução/ Facebook

Esta chegando ao fim o prazo do último decreto estadual publicado com as determinações acerca do isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus. Essa semana uma reunião deve discutir se Alagoas terá ou não, o chamado Lockdown.

A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (18) à imprensa pelo governador Renan Filho (MDB). “Estamos conversando com várias entidades da sociedade e recebemos uma recomendação da sociedade dos infectologistas do Estado”.

O chefe do Executivo estadual não deu como certeza o lockdown, mas adiantou que caso não ocorra, as medidas restritivas de isolamento social serão ampliadas.

Neste início de semana, Alagoas ultrapassou os quatro mil casos do novo coronavírus. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é que até o fim de maio, esse número chegue os cinco mil.

"Lockdown" é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19.

Embora não tenha uma definição única, o "lockdown" é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando.