Cultura

Comitê de Crise da Cultura discute critérios para recebimento do auxílio emergencial

Grupo se reuniu para discutir PL 1075/2020

Por Ascom FMAC 10/06/2020 15h03
Comitê de Crise da Cultura discute critérios para recebimento do auxílio emergencial
Comitê de Crise da Cultura - Foto: Ascom FMAC

Na tarde dessa terça-feira (9), aconteceu a segunda reunião virtual do Comitê de Crise da Cultura, que reúne entidades representativas dos diversos setores culturais de Maceió, para encontrar saídas para os desafios diante da pandemia de Covid-19. Dessa vez, a discussão foi focada no Projeto de Lei 1075/2020, que cria a Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc, já aprovado pela Câmara e pelo Senado.

A Lei, entre outros impactos, estende à classe artística e aos trabalhadores da cultura o direito de receber o auxílio emergencial no valor de R$ 600. O Comitê de Crise da Cultura foi criado no dia 18 de maio, por iniciativa do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), e selecionou seus componentes por meio de chamada pública.

Na reunião, o PL da Lei Aldir Blanc foi apresentado aos membros do Comitê, que iniciaram o debate discutindo item por item e projetando os critérios para o recebimento do auxílio. A Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que coordenará o processo de divisão dos recursos, já começou a realizar o cadastro dos artistas.

O Comitê de Crise da Cultura é composto por todos os conselheiros do CMPC, titulares e suplentes, além de entidades e instituições de representação artística coletiva, a exemplo do recém-fundado Fórum da Música de Maceió. “Esta nova instituição vem em um momento em que se posicionar é essencial. Quem trabalha com cultura, durante a pandemia, tem sua renda praticamente zerada. Isso justifica o auxílio”, disse Filipe Mariz, um dos organizadores do Fórum.