Clima

Defesa Civil trabalha em nível de atenção e monitora chuva na capital

População pode entrar em contato pelo número 199

Por Ascom Defesa Civil 14/06/2020 07h07
Defesa Civil trabalha em nível de atenção e monitora chuva na capital
Em caso de ocorrência, Defesa Civil de Maceió deve ser acionada através do número 199 - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está trabalhando em nível operacional de atenção dentro do Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil devido à previsão de chuvas para este final de semana, podendo se estender até segunda-feira (15).

Para orientar a população, a Defesa Civil emitiu, na tarde de sábado (13), mensagem pelo Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil informando sobre a ocorrência de chuvas. A mensagem orienta a acionar o órgão municipal pelo número 199 em caso de ocorrência, além de destacar que em caso de risco as pessoas devem procurar abrigamento seguro.

De acordo com aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Semarh, a previsão é de chuvas de intensidade fraca a moderada com algumas pancadas rápidas, gerando acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, com destaque para o sul da região, Baixo São Francisco e na Zona da Mata do Estado de Alagoas durante o sábado (13) estendendo-se pelo domingo (14) e segunda-feira (15). 

As equipes do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec) estão em constante monitoramento e atualizando as informações para dar suporte nas ações de atendimento à população em Maceió, assim como os agentes de Defesa Civil estão de prontidão para atendimento de possíveis ocorrências em decorrência da chuva.

Até o final da tarde desse sábado, a Defesa Civil não havia registrado acionamentos em decorrência das chuvas.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área. Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito pelo número 199 da Defesa Civil. O atendimento é 24 horas.