Religião

AL tem uma das maiores taxas de padres com Covid-19 do Nordeste

Conforme relatório do Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), Maceió concentra 11 ocorrências

Por Marcos Filipe Sousa 30/07/2020 15h03
AL tem uma das maiores taxas de padres com Covid-19 do Nordeste
Vinte e três padres foram diagnosticados com Covid-19 em AL - Foto: Pilar Olivares/Reuters

A Igreja Católica também foi uma das instituições afetadas pela pandemia do coronavírus. Em Alagoas, além da suspensão de atividades presenciais, como missas e celebrações, 23 padres tiveram Covid-19, segundo estatísticas do Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), contabilizadas até 19 de julho e divulgadas nesta semana.

A Arquidiocese de Maceió concentra o maior número de casos no Estado com 11 confirmações e um óbito. A Diocese de Palmeira dos Índios tem três infectados e a de Penedo, nove.

Olhando os estados nordestinos, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, concentram juntos, 37 casos; somente o Ceará tem 41; Bahia e Sergipe somam 20, Piauí com cinco e fechando a lista, Maranhão com 34.

Números do país, registraram 368 padres diocesanos contaminados com o novo coronavírus, sendo 21 mortes provocadas por complicações da Covid-19. 

O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, em missa nesta quarta-feira (30) pelas redes sociais falou sobre os dias que passa refletindo sobre a atual situação no Estado. “Sou responsável pelo povo católico desta arquidiocese e há uma grande responsabilidade sobre as minhas contas. Desde o dia 20 de março estou firme neste lugar, onde transformei a minha capela pessoal em uma Catedral, onde falo com todo o povo e vocês comigo. Não quero que no futuro, digam que nós fomos um dos propagadores deste vírus”.