Turismo

Destino Maceió é destaque em site de Turismo virtual criado por guias brasileiros

Orla da capital é descrita na plataforma como a mais bonita do País

Por Ascom Semtel 04/08/2020 17h05
Destino Maceió é destaque em site de Turismo virtual criado por guias brasileiros
Orla de Maceió é um dos roteiros de passeio virtual no site. - Foto: Reprodução

A capital alagoana é um dos destaques do site Turismo Virtual no Brasil. A iniciativa que contempla a cidade de Maceió vem sendo alavancada por um grupo de guias de Turismo de várias partes do País e surgiu como uma forma de interação entre estes profissionais e viajantes que têm interesse em conhecer destinos turísticos brasileiros por meio de passeios virtuais. Um deles é pela orla da cidade, incluída na descrição como a Orla Mais Bonita do Brasil.

O projeto, que ganhou destaque nacional no portal de Notícias O Globo e pode ser acessado no endereço turismovirtualnobrasil.com.br, conta com a participação de guias locais, como o presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Henrique Dantas, e contempla ainda outros destinos alagoanos, como a Praia do Francês e a cidade histórica de Marechal Deodoro.

Segundo Dantas, primeiro guia de Maceió a aderir ao Projeto, a plataforma é um meio de apresentar o destino virtualmente, tirar dúvidas dos clientes e levar uma perspectiva da cidade para o turista que pretende visitar a capital alagoana.

“O Projeto surgiu em um momento em que as possibilidades de trabalho para os guias de turismo ficaram limitadas. Com a criação do site, o guia passou a ter a oportunidade de reunir todo o seu conhecimento e montar um material virtual no intuito de guiar passeios de maneira remota e atraindo a atenção de quem está em casa durante o isolamento social e pode ter a oportunidade de conhecer novos destinos. Independente do fim do período de isolamento, nós acreditamos que essa será uma nova modalidade de trabalho para os guias e uma forma de atrair ainda mais turistas para Maceió”, explicou o guia.

O grande diferencial da plataforma são os passeios virtuais acompanhados por um guia ao vivo, ao contrário dos tours virtuais, mais comuns, onde o próprio usuário é quem comanda a navegação. Desse modo, a proposta é que o profissional possa fornecer explicações em tempo real sobre o que os visitantes estão vendo a partir do conteúdo mostrado na tela, por meio de vídeos, fotos ou até de mapas digitai, buscando uma proximidade com um passeio convencional.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, a iniciativa aproxima os viajantes do Destino Maceió e fomenta o interesse do turista em conhecer presencialmente os grandes atrativos da capital alagoana.

“O Turismo vem buscando adotar novas tecnologias que fortaleçam a interação entre profissionais do segmento e os viajantes e as plataformas virtuais têm alcançado protagonismo como uma alternativa neste momento. A Prefeitura de Maceió tem adotado essa tendência por meio de iniciativas como a plataforma Maceió Até Você e o Circuito Virtual de Arte Urbana do bairro de Jaraguá. Esse novo canal disponibilizado pelos guias de todo o Brasil complementa essas ações, oferece uma forma diferenciada de conhecer a orla da nossa cidade e estimula uma visita futura desses viajantes em potencial”, comentou o secretário.

Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever pela plataforma de ingressos online Sympla e escolher o passeio descrito no site, que está indicado com data e horário. O passeio pode ser gratuito, colaborativo ou pago, variando entre R$ 10 e R$ 20. O guia de Turismo entrará em contato e indicará qual ferramenta de videoconferência usará. A definição da quantidade de participantes por passeio é organizada pelo guia responsável pelo roteiro, assim como o acesso ao link da conferência.

Segundo a descrição do site, o Projeto reúne os melhores guias do Brasil com o objetivo de proporcionar uma experiência virtual em tempos de isolamento social e oferecer uma alternativa aos encontros presenciais que vem sendo realizados de maneira reduzida – uma iniciativa que utiliza uma forma inovadora de Turismo ligada às tendências do mercado atual e possibilita a interação online de pessoas de todo o País.

Além disso, a plataforma também contribui com a geração de renda desses profissionais fundamentais na cadeia produtiva do Turismo e conhecedores dos grandes atrativos das cidades onde costumam atuar. A plataforma ainda oferece a opção de cadastro para novos guias que queiram integrar o projeto e oferecer passeios.

Guias e transportadoras turísticos

O Protocolo Experimente Maceió, documento lançado pela Semtel com recomendações e determinações de segurança sanitária direcionadas à atividade turística, contempla, entre outros segmentos, os serviços realizados por guias e transportadoras turísticos.

Entre as medidas e procedimentos a serem seguidos pela categoria estão redução na ocupação dos veículos com assentos intercalados e disponibilização de álcool 70% aos clientes e funcionários, além da limpeza constante de áreas de contato coletivo frequente, como corrimões e maçanetas.

Os guias de turismo exercem um papel fundamental na aplicação de medidas de segurança sanitária, boas práticas e orientação aos visitantes, tendo em visto que esses profissionais mantém um contato direto com os turistas durante os passeios e podem orientá-los de uma forma mais específica.

Na lista de cuidados estão incluídos ainda a utilização obrigatória de máscaras e luvas por parte dos funcionários das empresas, a prática do distanciamento na realização dos passeios e um limite máximo de pessoas por passeio.