Entretenimento

A Vida em um Dia 2020: YouTube recebe mais de 300 mil vídeos para filme coletivo

Participações vieram de 191 países e em mais de 65 línguas diferentes

Por Terra 06/08/2020 20h08
A Vida em um Dia 2020: YouTube recebe mais de 300 mil vídeos para filme coletivo
A Vida em um Dia 2020: YouTube recebe mais de 300 mil vídeos para filme coletivo - Foto: Divulgação/YouTube / Pipoca Moderna

O YouTube revelou que o número de voluntários para o projeto coletivo "A Vida em um Dia 2020" superou expectativas, com envios de 300 mil vídeos de 191 países e em mais de 65 línguas diferentes. As milhares de horas de filmagens representarão agora um dos maiores desafios de edição de todos os tempos, pois deverão ser integradas num filme de 90 minutos.

Os cineastas amadores atenderam a uma convocação dos diretores Kevin Macdonald e Ridley Scott para gravarem um dia de suas vidas, mais especificamente o dia 25 de julho de 2020. O resultado servirá como uma espécie de capsula do tempo da situação do planeta em 2020.

A ideia era repetir a experiência que rendeu o filme de mesmo nome, realizado há dez anos. Desde então, os celulares com câmeras de alta definição se multiplicaram, o que fez com que a participação fosse muito maior que qualquer estimativa, o que também renderá muito mais trabalho.

Há uma década, Macdonald e Scott receberam 4,5 mil horas de filmagens de 80 mil fontes diferentes, que deram vida ao primeiro "A Vida em um Dia", disponível no YouTube e com mais de 16 milhões de visualizações desde então.

Para a realização do segundo filme, Macdonald deixou quatro perguntas como sugestões para guiar as filmagens dos participantes, que devem se tornar tópicos priorizados na edição de imagens. São elas: "o que você ama? Do que você tem medo? O que você gostaria de mudar, seja sobre sua vida ou sobre o mundo? O que você guarda no bolso?".

Os vídeos recebidos agora terão suas cenas analisadas e selecionadas por um time com 30 profissionais, responsáveis pela curadoria das imagens. Depois, três editores trabalharão com Macdonald para montar as cenas num filme coeso, ainda que coletivo.

O resultado final será conhecido no Festival de Sundance, em janeiro de 2021, e depois disponibilizado no YouTube.