Viral

Homem branco humilha motoboy negro com ofensas racistas: “Semianalfabeto”

"Você tem inveja disso daqui", diz o agressor, ao apontar para as casas do condomínio e, em seguida, para o antebraço, indicando ser branco

Por Metrópoles 07/08/2020 16h04
Homem branco humilha motoboy negro com ofensas racistas: “Semianalfabeto”
Homem branco humilhando motoboy em condomínio de luxo - Foto: Reprodução /Redes Sociais

Mais um caso de racismo foi registrado nessa pandemia e o vídeo dos ataques viralizou nas redes sociais desde essa quinta-feira (6/8). A ocorrência foi registrada no último dia 31 de julho.

O morador de um condomínio de luxo em Valinhos (SP), Mateus Couto, humilha o entregador por aplicativo Matheus Pires ao chamá-lo de semianalfabeto e lixo. Branco, o agressor, vestindo uma camiseta azul, alega também que o jovem tem inveja das casas do condomínio e da cor de pele dele.

“Você nem tem onde morar. Você tem inveja disso daqui. Eu pedi para ele [Matheus Pires] sair fora daqui, e não saiu fora. Moleque, moleque, você tem inveja disso daqui, você tem inveja dessas famílias aqui”, diz o homem, ao apontar para as casas do condomínio e, em seguida, para o antebraço, indicando ser branco.

O entregador, que estava usando máscara facial – ao contrário do agressor –, responde: “Eu posso ter a mesma coisa que o senhor. Quem te deu isso daqui? Foi seu pai?”. Em seguida, o homem de camiseta azul aumenta o tom de voz: “Você nunca vai ter” e chama Matheus de analfabeto e mentiroso.

O jornal apurou que a ocorrência começou após Matheus comentar com o homem de camisa azul que alguns motoboys que trabalham com ele estavam reclamando da maneira hostil que são tratados toda vez que vão até sua residência para fazer qualquer tipo de entrega.

O caso foi registrado pela Guarda Municipal de Valinhos e, segundo apurado pelo jornal, o homem de camiseta azul foi conduzido para a Polícia Civil de São Paulo (PCSP). Ele foi indiciado criminalmente por injúria. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSPSP) ainda não se manifestou sobre o assunto.

No Facebook, a autônoma Maria Pires, que se identifica como mãe do rapaz que sofre a agressão, afirmou que o filho estava apenas fazendo o seu trabalho “esse ser o xingou e o humilhou, se achando melhor que ele por morar em um condomínio de luxo”

“Pois saiba que ninguém é melhor que ninguém por ser rico ou ser branco, e como é de família rica, isso vai acabar no esquecimento como sempre acontece. Então, por isso resolvi postar o vídeo. Isso é racismo e é crime”, escreveu Maria Pires.

“Esse entregador é meu filho, um trabalhador honesto, que não precisa sentir ou ter inveja de um escroto como esse. Mesmo tendo dinheiro para comprar tudo o que quiser, jamais comprará a educação e o respeito, pois isso vêm de berço e dinheiro não compra jamais”, finalizou.