Cultura

Prazo para inscrições no Cadastro Único da Cultura Alagoana segue até o dia 22 de agosto

Sistema recebe cadastros de profissionais da cultura interessados em solicitar auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc

Por Ascom Secult 07/08/2020 20h08 - Atualizado em 07/08/2020 21h09
Prazo para inscrições no Cadastro Único da Cultura Alagoana segue até o dia 22 de agosto
Sistemas recebe cadastros de profissionais da cultura interessados em solicitar auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc - Foto: Divulgação

Lançado recentemente pela Secretaria de Estado da Cultua (Secult/AL), o Cadastro Único da Cultura Alagoana, o Cuca, segue até o dia 22 de agosto com inscrições abertas. Nesta primeira etapa, o Cuca está destinado a receber o cadastro dos trabalhadores da cultura que irão solicitar o acesso ao recurso do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc. Para efetuar o cadastro, é só acessar o site http://cuca.al.gov.br/

O novo sistema, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), é um portal e também um aplicativo disponível para Android e IOS, onde o gestor pode acompanhar a sua cidade pelo computador ou smartphone, tendo a sua senha e sua área administrativa para operar, homologar e acessar os dados do seu município. “O CUCA tem espaço e tecnologia para atender a todos os 102 municípios de Alagoas. Ele servirá também como acesso a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e como mapa cultural do Estado. Esse mapa será um dos maiores legados em decorrência do que a Lei nos impôs, pelo cadastro no CUCA será feito automaticamente Cruzamento dos CPFs”, explica o superintendente de apoio à produção cultural, Paulo Poeta.

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc, sancionada no dia 29 de junho, foi uma das medidas emergenciais que o Governo Federal encontrou para minorar os efeitos da pandemia no país, disponibilizando auxílio financeiro aos artistas informais do Brasil, durante o período da pandemia do coronavírus. Alagoas deve receber um valor estimado em mais de R$ 57 milhões, sendo R$ 31,5 milhões para o Estado e o restante direto na conta dos municípios.