Geral

Ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre precisa urgentemente de doação de sangue

Doações devem ser feitas no banco de sangue da Santa Casa de Maceió

Por 7Segundos 07/08/2020 21h09
Ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre precisa urgentemente de doação de sangue
Ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre precisa urgentemente de doação de sangue - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre dos Santos, está necessitando com urgência de doações de qualquer tipo sanguíneo. Ele está internado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e doações devem ser feitas no banco de sangue da unidade. 

Segundo informações, Agripino Alexandre iria fazer uma troca da válvula cardíaca, que calcificou. Por conta da pandemia, a cirurgia foi adiada. Com isso surgiram alguns problemas secundários, sendo a pior delas uma ascite (acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen), que afetou rins e fígado. Ele está internado há 40 dias e agora a situação se agravou. Há 10 dias, Agripino foi levado para UTI. 

O banco de sangue Santa Casa de Misericórdia de Maceió fica na Rua Barão de Maceió, 354, Centro. O horário das doações é de Segunda à sexta feira das 07:00 às 16:00 horas. Mais informações podem ser dadas pelos telefones: 2123-6098 ou 2123-6240. 

Confira alguns critérios para doação:

Estar alimentado e em boas condições de saúde;
Ter idade entre 18 e 60 anos;
Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);
Pesar a partir de 55 kg;
Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;
Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.

Para homens, o intervalo mínimo para doação é de dois meses. Mulheres só podem doar a cada três meses. Para não comprometer o atendimento aos pacientes que precisam de hemocomponentes (sangue e plaquetas), o Banco de Sangue alerta à população de que a doação de sangue deve ser feita antes de tomar a vacina contra o sarampo, uma vez que o tempo de inaptidão é de 30 dias, conforme o RDC nº 5, de 28 de setembro de 2017.