Economia

Pelo segundo mês seguido, postos formais de trabalho crescem em AL

A capital fechou o quinto mês consecutivo com números negativos

Por Marcos Filipe Sousa 21/08/2020 17h05
Pelo segundo mês seguido, postos formais de trabalho crescem em AL
A capital fechou o quinto mês consecutivo com números negativos - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Depois de dois meses amargando saldos negativos nos postos de trabalho por causa da pandemia do novo coronavírus, Alagoas voltou a criar empregos formais em julho. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 1.571 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Essa foi a segunda vez desde fevereiro em que o emprego formal cresceu. No acumulado do ano, no entanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto da pandemia. De janeiro a julho, foram fechadas 29.892 vagas.

A capital fechou o quinto mês consecutivo com números negativos. Em Julho, 652 pessoas foram demitidas em Maceió. Foram 2.289 admissões para 3.641 desligamentos.

Entre os Estados, 24 criaram e três extinguiram empregos com carteira assinada. As maiores variações positivas ocorreram em São Paulo, com a abertura de 22.967 postos; Minas Gerais, 15.843 postos, e Santa Catarina, 10.044 postos. Os três estados que fecharam postos de trabalho foram Rio de Janeiro, -6.658 postos; Sergipe, -808 postos, e Amapá, -142 postos.