Alagoas

Alunos podem assistir aulas preparatórias para o Enem pela TV Educativa

Transmissão ocorrerá a partir desta segunda (14), nos horários das 10h e 14h; conteúdos e vídeosaulas também estão disponíveis

Por Agencia Alagoas 09/09/2020 14h02
Alunos podem assistir aulas preparatórias para o Enem pela TV Educativa
Transmissão ocorre diariamente no horário das 10h - Foto: Agencia Alagoas

Para ajudar os estudantes alagoanos se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Projeto Vamos Aprender, disponibilizará, a partir da próxima segunda-feira (14), aulas voltadas à preparação do exame: elas serão veiculadas diariamente pela TV Educativa (canal 3 pela tv aberta), de segunda a sexta-feira, no horário das 10h (com reprise às 14h) totalizando cinco aulas semanais e complementares. Cada aula tem duração de 40 minutos. Os estudantes também poderão acessar os conteúdos e as vídeosaulas por meio do site https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Seduc com o projeto Vamos Aprender, que foi desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

“As aulas terão transmissão pela TVE, em toda a Região Metropolitana de Maceió. A programação é voltada ao Foca no Enem, para as turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, com cada área de conhecimento específico”, ressalta Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.

Vale lembrar que o projeto Foca no Enem é um espaço de estudo complementar desenvolvido pelas unidades escolares que ofertam Ensino Médio da rede estadual de Ensino e destinado aos estudantes que se preparam para o exame. Nessa perspectiva, cada escola planeja e disponibiliza espaço/s de aprendizagem.

Escola Web – A plataforma (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/) também oferece milhares de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). As atividades são desenvolvidas, apresentadas nos Roteiros de Estudos Semanais e organizadas por cada área de conhecimento, com a finalidade de promover o compartilhamento de experiências, dúvidas e materiais de apoio entre estudantes e professores da rede de ensino estadual. E para os alunos que não têm nenhum acesso à internet, as escolas também disponibilizam material impresso.

Escola 10 TV – Para fortalecer a aprendizagem dos alunos da rede pública, a Seduc, em parceria com o Projeto Vamos Aprender, também oferece programas educativos com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No site https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/escola-10-tv, é possível encontrar 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos - com conteúdo didático e exercícios - até textos e orientações, em todas as áreas de conhecimento contempladas no conteúdo.