Viral

Kanye West critica indústria musical e urina em Grammy

Rapper fez diversas publicações no Twitter criticando o baixo repasse de lucro para cantores por parte de gravadoras

Por Estadão Conteúdo 17/09/2020 08h08 - Atualizado em 17/09/2020 10h10
Kanye West critica indústria musical e urina em Grammy
Kanye West critica indústria musical e urina em Grammy - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O rapper Kanye West chamou atenção novamente no Twitter nesta quarta-feira, 16, depois de realizar uma série de publicações na rede social criticando a indústria musical. Em um dos posts ele aparece se filmando enquanto faz xixi em um dos prêmios Grammy que ganhou.

Ele criticou em especial a falta de controle dos cantores das gravações originais de suas músicas, e disse que a situação é pior com cantores negros. "Não existe NBA ou indústria musical sem negros. Contratos justos importam, propriedade [das gravações] importa", disse ele.

"Eu sei que muitos músicos não têm permissão de falar alguma coisa, mas eu não posso ser silenciado ou cancelado então eu vou dizer tudo como sempre", disse o rapper de manhã. Ele chegou a classificar o controle das gravadoras musicais sobre as músicas dos artistas uma forma de "escravidão moderna".Kanye então fez várias publicações criticando a baixa remuneração que músicos recebem em seus contratos com gravadoras: "nós ficamos confortáveis em não ter o que merecemos. Eles nos deixam ter pouco dinheiro das turnês".

O artista então publicou cópias de todos os seus dez contratos com a gravadora Universal Music, e destacou que a empresa não informa o valor de suas gravações originais porque "sabe que eu poderia comprá-los". O cantor disse que quer comprar os direitos pelas suas gravações originais, para que seus filhos possam ter controle delas.

Ainda criticando a indústria musical, Kanye publicou um vídeo em que aparece urinando em uma de suas estatuetas do prêmio Grammy, um dos mais importantes da música. Ao longo de sua carreira, o rapper ganhou a premiação 21 vezes. Na publicação, ele disse que "não irei parar".

Kanye West e bipolaridade

Essa não é a primeira vez que Kanye acaba gerando repercussão depois de fazer dezenas de posts no Twitter com poucos minutos de diferença. Depois de um desses episódios, a esposa do cantor, Kim Kardashian, disse que Kanye tem transtorno bipolar, e pediu compaixão com o marido.

"Como muitos de vocês sabem, Kanye tem transtorno bipolar", escreveu Kim, destacando que o marido é uma "pessoa brilhante, mas complicada". À época, Kanye disse que a família estaria tentando interná-lo em uma instituição psiquiátrica, mas pediu desculpas para Kim pelas publicações.

Atualmente, Kanye lançou sua candidatura para a presidência dos Estados Unidos, concorrendo de forma independente. Ele conseguiu reunir assinaturas e recursos para ter o nome na cédula de votação em apenas alguns estados do país, já que cada um possue regras e prazos específicos para a inscrição de candidatos.