Educação

Estudantes da UFAL conquistam segundo lugar em competição de tecnologia

Concurso foi promovido pela multinacional Huawei que é líder em soluções de TIC

Por Ascom Ufal 18/09/2020 17h05
Estudantes da UFAL conquistam segundo lugar em competição de tecnologia
Concurso foi promovido pela multinacional Huawei que é líder em soluções de TIC - Foto: Reprodução/Internet

Os estudantes de Ciências de Computação da Ufal, Gabriel Barbosa, França Sales e Nelson Gomes Neto, conquistaram o segundo lugar na competição nacional em tecnologias cloud promovida pela empresa multinacional Huawei, fornecedora líder global de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Integrantes do Laboratório de Inovação Edge do Instituto de Computação (IC), os discentes passaram por uma série de provas e ao final, após o somatório do desempenho de cada um, ficaram na segunda colocação. A última etapa foi realizada nessa segunda-feira (14).

Eles receberam vouchers de isenção, no valor de US$200, para provas de certificação em cloud que a Huawei oferece e poderão realizar visitas às instalações da multinacional em São Paulo, México e China. Por causa da pandemia, as datas previstas para a visitação foram adiadas.

A Huawei ICT Competition Brazil 2019-2020 para estudantes reuniu 621 participantes, de 28 instituições de ensino superior, de 11 estados brasileiros. O primeiro lugar nacional ficou com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o terceiro colocado foi o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Parceria entre Ufal e Huawei

A Ufal, por meio do Laboratório Edge, realiza uma série de atividades de capacitação em parceria com a empresa estrangeira de TIC. O objetivo é capacitar a mão de obra local para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento técnico na área de redes de computadores até médio porte.“Por meio do seu trabalho de capacitação de alunos e profissionais, a Ufal hoje já é reconhecida como 'academia autorizada pela Huawei em Tecnologia da Informação e Redes [Huawei Authorized IT & Network Academy – Haina]. Temos uma parceria consolidada entre a Universidade e a empresa para promoção de cursos de capacitação em Inteligência Artificial, Big Data, 5G e Redes de Computadores”, destaca o docente do IC, Tiago Vieira, que também participou da coordenação da competição nacional.