Geral

TJ será o primeiro órgão público de Alagoas a ter uma Brigada de Incêndio

Brigada atuará no prédio do TJAL, podendo também atender outras unidades judiciárias da capital e do interior

Por Dicom TJAL 22/09/2020 18h06
TJ será o primeiro órgão público de Alagoas a ter uma Brigada de Incêndio
Comandante André Madeiro, coronel Elias Oliveira e o presidente Tutmés Airan discutiram detalhes da seleção de brigadistas do TJAL - Foto: Adeildo Lobo

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) será o primeiro órgão público do estado a ter uma Brigada de Incêndio. O pioneirismo foi destacado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel André Madeiro, que esteve reunido com o presidente Tutmés Airan nesta terça-feira (22). "O Tribunal está um passo à frente tendo uma Brigada de Incêndio com bombeiros da reserva, que são profissionais altamente capacitados, com uma larga experiência adquirida ao longo de 30 anos de atuação", afirmou o comandante, ressaltando que a corporação tem hoje cerca de 300 militares na reserva. "Boa parte deles em plena condição física para atuar no serviço de Brigada".

Para o presidente do TJAL, a iniciativa representa um importante avanço. "Fomos pioneiros na formação da Guarda Judiciária, que é uma ideia que está sendo copiada por outros tribunais, e agora, pelo menos em nível de estado, somos pioneiros na formação da nossa Brigada, usando o mesmo modelo de trazer o servidor que está na reserva e que tem toda uma experiência acumulada por anos de serviço", afirmou Tutmés Airan.

Ainda segundo o desembargador, a Brigada atuará no prédio do TJAL, podendo também atender outras unidades judiciárias da capital e do interior. "Espero que a gente nunca precise, mas se precisar estaremos 24 horas com profissionais treinados para socorrer as pessoas".

Seleção


As inscrições para a Brigada de Incêndio do TJAL tiveram início nesta terça (22) e seguem até o próximo dia 29. Os candidatos devem se dirigir à Assessoria Militar do Tribunal, no Centro, das 8h às 12h ou das 14h às 17h. São oferecidas 10 vagas, com remuneração, a título de indenização, de R$ 1.500,00.

No ato da inscrição, são exigidos os seguintes documentos: registro de bombeiro (RGBM), comprovante de residência, ato de publicação da reserva remunerada, certidões negativas da Justiça Criminal Estadual, Federal e Eleitoral, além de certidão negativa da Corregedoria dos Bombeiros.

De acordo com o chefe da Assessoria Militar do TJAL, coronel Elias Oliveira, os candidatos passarão por exames físicos e médicos, que ficarão a cargo do Corpo de Bombeiros. A seleção levará em conta ainda o comportamento, a data de ingresso na reserva e a especialização na área de combate e prevenção a incêndios.

"No dia a dia, esses profissionais darão apoio à questão da segurança voltada ao combate e à prevenção de sinistros e incêndios, na parte de evacuação do prédio também", disse.

O contrato de trabalho será de dois anos, podendo ser renovado. Os candidatos selecionados trabalharão em turnos de 12 x 48 (trabalham 12 horas e folgam 48 horas), de domingo a domingo. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a Assessoria Militar do Tribunal, pelo telefone (82) 4009.3207.