Política

Eleições 2020: mais de 7 mil candidaturas são registradas em Alagoas

Dados do TSE mostra pequena redução no número de candidaturas

Por 7Segundos 28/09/2020 18h06
Eleições 2020: mais de 7 mil candidaturas são registradas em Alagoas
TRE Alagoas - Foto: Reprodução

O número de candidatos inscritos na Justiça Eleitoral este ano foi menor em comparação com a eleição de 2016: 70 candidatos a menos. Em 2020, 7.074 alagoanos pediram autorização ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar um mandato de prefeito ou vereador.

Desse número, nem todos serão deferidos. O registro de candidatura terminou no sábado (26) e o TSE terá um prazo de 5 dias para aprovar ou rejeitar candidaturas.

Somente na Capital, 10 candidaturas foram registradas ao cargo de prefeito e 576 para vereador. Já em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, são 8 para a disputa majoritária e 355 na proporcional.

O levantamento do Portal 7Segundos tem como base a última atualização do DivulgaCandContas - sistema eleitoral do TSE - e os pedidos ainda serão julgados pela Justiça Eleitoral.

Há quatro anos 207 registros foram indeferidos em Alagoas. Diversos motivos podem influenciar para o indeferimento de uma candidatura. Entre eles, o enquadramento na Lei da “Ficha Limpa”, onde políticos com processos em trânsito em julgado são considerados inelegíveis.