Alagoas

Fábio Guedes, atual presidente da Fapeal, é o novo Secretário da Educação de Alagoas

Renan Filho decidiu exonerar a atual secretária, Laura Santos

Por 7Segundos, com Blog do Edivaldo Júnior 28/09/2020 20h08 - Atualizado em 01/10/2020 11h11
Fábio Guedes, atual presidente da Fapeal, é o novo Secretário da Educação de Alagoas
Fábio Guedes - Foto: Assessoria

O Professor Fábio Guedes, atual presidente da Fundação de Pesquisas de Alagoas (Fapeal), será o novo Secretário da Educação de Alagoas. Indicada pelo vice-governador Luciano Barbosa (MDB), a atual secretária, Laura Santos, será exonerada.

Renan Filho tomou a decisão nesta segunda-feira (28) e a nomeação de Fábio Guedes sairá no Diário Oficial do Estado de Alagoas na terça-feira (29). Há especulação de que a decisão tenha a ver com os desdobramentos políticos da campanha de Luciano Barbosa à Prefeitura de Arapiraca. 

Desde o início do primeiro governo de Renan Filho, em 2015, a Educação sempre esteve ligada ao vice-governador. Na maior parte do tempo ele foi o secretário, sendo substituído por Laura Santos nos seus impedimentos.

Fábio Guedes também está na Fapeal desde 2015 e é mais próximo do governador Renan Filho. Ele fará parte da equipe técnica do primeiro escalão, que tem outros nomes, a exemplo de George Santoro (Sefaz), Fabrício Marques Santos (Seplag), Alexandre Ayres (Saúde), Rafael Brito (Sedetur) e Fábio Farias (Gabinte Civil) e Lima Júnior (Segurança).

Quem é Fábio Guedes


Ele possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e Mestrado em Economia Regional (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da Graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas.

Foi Tutor do Programa de Educação Tutorial em Economia da Universidade Federal de Alagoas (2009-2015). Tem experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração e Políticas Públicas.

Membro do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef). Membro atual do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Membro atual do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti/AL).

Membro atual do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió).

Membro atual do Conselho Administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), desde janeiro de 2015.

Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), desde março de 2020.