Covid -19

Pesquisa indica expansão do número de casos da Covid-19, mas queda em mortes

Estudo é divulgado semanalmente por pesquisadores da UFAL

Por 7Segundos 29/09/2020 10h10 - Atualizado em 29/09/2020 10h10
Pesquisa indica expansão do número de casos da Covid-19, mas queda em mortes
O boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da COVID-19 é divulgado semanalmente - Foto: Felipe Brasil/ Assessoria

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) voltaram a apontar expansão do número de casos da Covid-19 em quase todo estado de Alagoas. Porém, isso não significa descontrole da transmissão.

O boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 foi divulgado nessa segunda-feira (28).

Segundo o estudo, referente a semana epidemiológica 39°, houve um aumento de 13% no número de casos em relação a pesquisa anterior, na semana passada. “Com isso, o estado voltou a ultrapassar a marca de dois mil novos casos notificados no decorrer de uma semana”, diz um trecho do boletim.

Houve aumento no número de casos em oito das doze regiões alagoanas analisadas pelos pesquisadores, incluído em Maceió e Arapiraca.

No entanto, o boletim do Observatório também mostrou que Alagoas continua mantendo a tendência de queda, observada desde o início de julho. No decorrer da última semana epidemiológica, foram registrados 38 óbitos.

“A redução de vítimas fatais pode ser explicada pelos investimentos que resultaram a ampliação dos serviços e avanços nos tratamentos”, explica a pesquisa.

O boletim concluiu que, apesar do aumento de novos casos registrado nas últimas duas semanas epidemiológicas, Alagoas segue apresentando indícios de controle da transmissão.