Alagoas

Tutmés Airan assume Governo e se diz honrado em substituir um democrata

Governador em exercício permanece no cargo até a próxima segunda-feira (05)

Por Agência Alagoas 30/09/2020 20h08
Tutmés Airan assume Governo e se diz honrado em substituir um democrata
Tutmés Airan assina livro de posse em solenidade no Palácio República dos Palmares - Foto: Thiago Sampaio

Em solenidade realizada no início da noite desta quarta-feira (30), o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), assumiu interinamente o Governo de Alagoas. Em seu discurso e durante entrevista coletiva, ele afirmou que se sente honrado em substituir um democrata, ao se referir ao governador Renan Filho, que cumpre agenda de trabalho no exterior.

“Vou fazer minhas as palavras do ministro Humberto Martins (presidente do Superior Tribunal de Justiça - STJ). Ele diz que ‘Alagoas é o meu bem querer’, então eu tenho a oportunidade, ainda que de forma transitória, governar o meu bem querer, que é governar Alagoas. Além disso, para mim é uma honra substituir um governador que é um democrata. Quem é democrata nesse país, nesse momento, nesse quadrante, precisa ser elogiado”, declarou Tutmés Airan.

O governador em exercício permanece no cargo até a próxima segunda-feira (05), quando Renan Filho reassume. Tutmés Airan falou da agenda de trabalho que terá a partir desta quinta-feira (01). Às 10 horas, ele assina convênio com a Comunidade Espírita Nosso Lar para a construção de uma escola com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). “Trata-se de uma luta de dois anos”, destacou o governador em exercício.

“Estamos discutindo, também, o envio do projeto da Delegacia de Vulneráveis à Assembleia e o projeto de compartilhamento de cota de 50% para negros na produção cultural; enfim, são algumas ideias que podem ser implementadas nesse breve espaço de tempo”, acrescentou.

O secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, afirmou que a posse do desembargador Tutmés Airan demonstra uma relação cordial, institucional e republicana com os demais poderes em Alagoas.

“É uma satisfação muito grande trabalhar com o governador em exercício, Tutmés Airan, que é um companheiro e amigo de longas datas e com quem participei do movimento estudantil. Então, estar como secretário do Gabinete Civil neste momento especial é motivo de muita honra e satisfação”, destacou Fábio Farias.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Sóstenes Alex Costa de Andrade; os juízes auxiliares da Presidência do TJAL: Kléber Borba, Ygor Figueiredo e Manoel Cavalcante, além de servidores do Poder Judiciário.