Política

Saiba quanto está custando a campanha dos candidatos a prefeito de Maceió

Maiores investimentos são na área de comunicação e marketing

Por Berg Morais 21/10/2020 17h05
Saiba quanto está custando a campanha dos candidatos a prefeito de Maceió
Urna eletrônica - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com uma campanha eleitoral atípica em decorrência da pandemia de Coronavírus, o processo em busca de voto requer investimentos em comunicação e, em especial, marketing digital. Fazendo a aplicação correta, os resultados podem ser positivos, com o crescimento nas pesquisas e a vitória nas urnas.

Após revelar o valor arrecadado através de doações pelos candidatos à prefeitura de Maceió, o Portal 7Segundos mostra como e quanto cada um deles está investindo esses recursos. Os dados foram adquiridos através de consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O maior investimento de campanha foi feito pelo candidato do PSB, João Henrique Caldas, o JHC. Conforme prestação de contas enviada à Justiça Eleitoral, ele já gastou R$ 936.157,99. Somente com a produção do guia eleitoral, ele pagou R$ 200 mil à empresa CZM Estratégia e Narrativa – Eirelli.

Em segundo lugar no ranking de gastos está Alfredo Gaspar (MDB), com R$765.682,45 em despesas contratadas. A empresa ADRU Comunicação LTDA faturou R$ 430 mil com serviços de publicidade. Já a Mafra Promoções e Eventos LTDA prestou serviços de divulgação no valor de R$ 86.240,00.

Já o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Barbosa investiu R$ 200 mil na empresa Porto Produções Audiovisuais LTDA para a produção de programas de rádio, televisão ou vídeo.

Em seguida, Corintho Campelo (PMN) teve R$ 70.200,00 em despesas. Ele pagou R$20 mil para a produção do seu guia eleitoral. Cícero Filho (PC do B), teve um gasto total de R$ 40.895,04 e investiu R$ 24.160,00 em publicidade por material impresso. Josan Leite (Patriota) teve R$ 25.104,45, não investiu em comunicação e teve despesa apenas com serviços jurídicos no valor de R$ 10 mil. Lenilda Luna (UP) gastou apenas R$ 1.045,00 e pagou R$ 990,00 em publicidade por materiais impressos.

Os candidatos Cícero Almeida (DC), Davi Filho (Progressistas) e Valéria Correia (Psol) não divulgaram gastos ao TSE.