Geral

Como escrever uma redação sobre Redução da Maioridade Penal

Por 7Segundos 27/10/2020 12h12 - Atualizado em 27/10/2020 12h12
Como escrever uma redação sobre Redução da Maioridade Penal
Redação - Foto: Ilustração

Muitos estudantes/concurseiros que estão se preparando para grandes avaliações estão em busca de como escrever uma redação sobre a redução da maioridade penal redação nota 1000 a favor.

Esse é um tema bastante popular e você pode encontrar alguns exemplos de redação sobre maioridade penal pronta na internet para analisa-los.

Para falar sobre a redução da maioridade penal no Brasil em uma redação você precisa passar por quatro etapas: o fluxo de ideias, a contextualização, a estruturação e o impacto social.

A seguir iremos abordar detalhadamente cada etapa dando dicas para que você redija uma redação perfeita.

Começando pelo começo


Para começo de conversa, antes de tomar um posicionamento sobre o tema você precisa ler todos os textos de apoio.

Independente se estiver fazendo um concurso público ou um vestibular, haverá materiais de apoio no enunciado da redação que precisam ser lidos.

Essa leitura, junto com o seu conhecimento prévio sobre o assunto, vai ser a base para você poder desenvolver a sua redação dissertativa sobre o assunto.

Este tema polêmico começou a ser debatido em 2015 quando foi criada uma comissão especial na câmara dos deputados para analisar uma proposta de emenda à constituição.

O objetivo era reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização penal. Mesmo após 5 anos, o assunto ainda é amplamente debatido e ainda é socialmente relevante.

Coloque a caneta para funcionar


Depois de analisar todas as referências é hora de escolher um argumento para defender seu posicionamento, mas lembre-se de que antes é preciso fazer uma contextualização sobre o tema.

No momento de contextualização sobre a existência do problema deixe claro que há dois lados da discussão: os que são favoráveis à redução e os que são contra.

Você não deve ficar em cima do muro. Introduza a sua tese e opte, por exemplo, que a redução da maioridade penal não é o melhor caminho para reduzir a criminalidade.

Daqui para frente usaremos essa perspectiva como exemplo de forma ilustrativa. Você pode defender qualquer perspectiva, contanto que tenha argumentos sólidos e esteja dentro da legalidade.

Não se esqueça, após assumir sua postura você precisará sustenta-la até o fim do texto.

Construindo argumentos e defendendo um ponto de vista


Primeiro liste as principais motivações das pessoas que são a favor do projeto de lei que reduz a maioridade penal.

Um argumento comum é de que, se um jovem de 16 anos é elegível para votar, também está apto para responder criminalmente por seus erros, principalmente atos cometidos contra a vida de outros.

Debate sobre esse, ou outro argumento, no próximo parágrafo se baseando em estatísticas e dados concretos que invalidam os principais argumentos da abordagem contrária a sua.

Concluindo e apresentando uma solução


No parágrafo seguinte apresente sugestões de ações por parte das autoridades responsáveis.

Aponte, por exemplo, que precisam fazer valer as medidas presentes no ECA (Estatuto da criança e do adolescente) que prevê a reclusão, ou pelo menos a privação de liberdade parcial, juntamente com a reeducação social dos infratores.

Você pode fazer uma ou mais uma propostas de intervenção. Não esqueça de fechar o seu texto colocando uma citação relevante; existe uma citação de Pitágoras que diz: “É preciso educar as crianças para que não precisemos punir os adultos.”

Essa citação cairá como uma luva na sua redação e causará aquele impacto nos examinadores.