Política

Candidaturas evangélicas crescem 66% em Maceió

Treze postulantes à Câmara Municipal utilizam pastor ou irmão como primeiro nome

Por 7Segundos 27/10/2020 18h06 - Atualizado em 27/10/2020 20h08
Candidaturas evangélicas crescem 66% em Maceió
Urna eletrônica - Foto: José Cruz/Agência Brasil

As candidaturas evangélicas tiveram um crescimento de 66% nas eleições municipais deste ano, em comparação ao pleito passado. Em Maceió, 15 postulantes a uma vaga na Câmara Municipal fizeram registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utilizando “pastor” ou “irmão” como primeiro nome.

A Justiça Eleitoral não divulga estatísticas sobre a religião dos candidatos, mas o Portal 7Segundos fez apuração com base no banco de dados do DivulgaCandContas – sistema disponível para consulta de informações sobre coligações e candidaturas.

Em 2016, apenas 05 pessoas desse segmento religioso decidiram colocar o nome à disposição da população da Capital na disputa proporcional. Já para o cargo de prefeito de Maceió, não houve nenhum pedido de registro de candidatura.

Este ano, candidatos evangélicos estão espalhados por nove partidos políticos. Oito utilizaram a nomenclatura de “pastor” e 07 de “irmão”.

Uma das justificativas para o aumento de candidaturas evangélicas é a vitória de Jair Bolsonaro para a presidência da República. A proximidade do presidente com este segmento religioso vem de antes de 2018. Além disso, ele sempre seguiu uma postura conservadora.

Apesar de grande parte seguir o conservadorismo e a ideologia política de Bolsonaro, há, ainda, candidatos evangélicos que registraram candidatura por partidos de esquerda, como Psol e PC do B.