Agricultura

Diretoria da Fundepes se reúne com membros da SEAGRI para definir ações na área da Agricultura

A proposta da Seagri, apoiada pela Fundepes, deve beneficiar 200 famílias de pequenos produtores

Por Assessoria 27/10/2020 19h07
Diretoria da Fundepes se reúne com membros da SEAGRI para definir ações na área da Agricultura
Diretoria da Fundepes se reúne com membros da SEAGRI para definir ações na área da Agricultura - Foto: Assessoria

Na última sexta-feira (23), a diretoria da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) se reuniu com membros da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca de Alagoas (SEAGRI/AL). O encontro alinhou ações de desenvolvimento rural, que visa a transformação social, ambiental e produtiva na área da agricultura.

“Esse é o tipo de projeto que resulta sobretudo em qualidade de vida para os sertanejos. A proposta da Seagri, apoiada pela Fundepes, deve beneficiar 200 famílias de pequenos produtores com a implantação do sistema de irrigação e capacitação para desenvolvimento agroecológico, envolvendo biofertilizantes e toda assistência técnica que uma produção de qualidade exige. Além disso, dentre os beneficiados, nós teremos 20 propriedades com sistemas irrigados automatizados e alimentados por energias renováveis”, destacou a vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo.

As ações discutidas na reunião visam viabilizar aportes financeiros para implantação de 200 Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem (MIPAS) e disponibilizar assistência técnica para tornar a agricultura familiar um marco no desenvolvimento rural sustentável para as populações residentes na região de influência no Alto Sertão Alagoano.

O Módulo Irrigado de Produção (MIPA) é uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens. Esse instrumento de produção e aprendizagem permite que a assessoria técnica trabalhe, na prática, junto às famílias de agricultores, todos os conceitos de montagem e manejo do sistema de irrigação, manejo de fertilidade da fertilidade dos solos, manejo ecológico de inseto-praga, manejo dos diversos cultivos, chegando até a gestão da produção e comercialização nas feiras agroecológicas.

Estavam presentes na reunião a mesa diretora da Fundepes, composta pelo diretor-presidente, Ricardo Wanderley, e a vice-presidente, Taciana Melo; o Superintendente de Irrigação e Unidades Avançadas da Seagri, Rodrigo Araújo; o Gerente de Irrigação na Secretaria de Agricultura, Joelmir José Albuquerque de Farias; e o professor da Ufal, Davi Bebia-o Brito.