Mundo

Ex-estagiária de Obama será 1ª senadora transgênero dos EUA

Sarah McBride, de 30 anos, conquistou cadeira por Delaware, com 86% dos votos contra seu adversário.

Por G1 04/11/2020 10h10 - Atualizado em 04/11/2020 11h11
Ex-estagiária de Obama será 1ª senadora transgênero dos EUA
A agora senadora por Delaware Sarah McBride, após votar na eleição de 3 de novembro - Foto: Reprodução/Twitter/Sarah McBride

Os Estados Unidos terão, a partir de janeiro de 2021, sua primeira senadora transgênero na história. A democrata Sarah McBride, conquistou o assento do primeiro distrito de Delaware, derrotando com grande facilidade seu oponente republicano, Steven Washington: 86% a 14%.

McBride, de 30 anos, foi também a primeira estagiária transgênero da Casa Branca, em 2012, durante a administração de Barack Obama, período em que seu interesse pela política foi despertado. Em 2016, ela discursou na convenção do Partido Democrata, em que Hillary Clinton foi confirmada como candidata à presidência.

“Quando nossos corpos legislativos e nossos escritórios executivos se parecem com as pessoas que procuram representar e refletem toda a diversidade de nossas comunidades, a conversa muda”, disse McBride à revista People, quando anunciou sua candidatura ao Senado.

“Não estou concorrendo para fazer história ou fazer manchetes. Estou concorrendo para fazer a diferença nesta comunidade e representá-la da melhor maneira possível, trazendo toda a gama de experiências e perspectivas que tenho com uma história tão longa nesta comunidade”, acrescentou.