Eleições

Em 15 de 25 capitais, eleitores desejam mais mudança que continuidade na administração do município, segundo o Ibope

Dados fazem parte da segunda rodada de pesquisas do instituto. Para especialista, preferência pela mudança amplia as chances de candidatos de oposição.

Por G1 08/11/2020 18h06
Em 15 de 25 capitais, eleitores desejam mais mudança que continuidade na administração do município, segundo o Ibope
Urna eletrônica - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com mais de um mês de campanha, já é possível saber que nesta eleição a maioria da população das capitais deseja mudanças. Dados tabulados pelo G1 a partir das pesquisas aplicadas pelo Ibope em 25 delas mostram que em 15 o percentual dos eleitores que desejam mudanças é superior ao grupo dos que preferem manter o que é feito pela atual administração do município.

Apenas em São Luís (MA) não foi feita essa pergunta na segunda rodada de pesquisas Ibope. A pergunta feita pelo Ibope foi: "Pensando agora na maneira de administrar, o(a) sr(a) pessoalmente gostaria que fosse eleito para prefeito um candidato que". E foram dadas as seguintes opções: "mudasse totalmente a administração do município", "mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa", "fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa", "desse total continuidade à administração".

O maior percentual de eleitores que preferem a mudança é registrado no Rio de Janeiro, capital cujo prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que concorre à reeleição, também apresenta alto percentual de rejeição.

Para 73% dos cariocas, o próximo prefeito deve mudar “totalmente a administração do município” ou manter “só alguns programas e mudar muita coisa”. Apenas 21% dizem que o prefeito eleito deve fazer “poucas mudanças e dar continuidade para muita coisa” ou “dar total continuidade à administração atual”.

O alto percentual de eleitores que querem a mudança foi registrado também em capitais do Nordeste, como Maceió, João Pessoa, Teresina, Recife, Fortaleza, Aracaju e Natal. No outro extremo, estão capitais com altos índices de eleitores que desejam continuidade das políticas da atual gestão, caso de Salvador (60%), Boa Vista (57%) e Florianópolis (56%), além de Curitiba e Belo Horizonte.