Polícia

OAB vai acompanhar caso de jovem negro torturado em supermercado de Maceió

Vítima prestou queixa e passou por exame do IML

Por 7Segundos 23/11/2020 10h10 - Atualizado em 23/11/2020 10h10
OAB vai acompanhar caso de jovem negro torturado em supermercado de Maceió
Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Alagoas - Foto: Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), por meio da Comissão de Promoção de Igualdade Social, vai acompanhar o caso jovem negro acusado injustamente de furto e torturado em um supermercado no Tabuleiro dos Martins.

De acordo com o boletim de ocorrências prestado pela vítima na Central de Flagrantes I, o crime ocorreu no sábado (21), no supermercado GBarbosa, próximo a feirinha do Tabuleiro.

Em nota, a Seccional de Alagoas disse que repudia veementemente o caso e informou que aguarda maiores informações e que está de prontidão para tomar medidas cabíveis diante do preocupante caso de violência.

“OAB-AL salienta a urgência de medidas concretas e afirmativas na luta antirracista, que afeta vidas negras em nosso estado, no país e no mundo”, diz outro trecho.

O caso


O jovem de 19 anos, que trabalha como jardineiro, teria ido ao estabelecimento com dinheiro em espécie para comprar um aparelho celular. De acordo com relato, ele foi abordado por um homem que se dizia policial e o levou para uma sala isolada.

No local, o garoto foi questionado por um celular havia sido furtado dentro do estabelecimento comercial, torturado e filmado. Ele teve o dinheiro e um relógio que usava confiscados pelo agressor. No boletim, a vítima conta que obrigada a confessar o furto para que as agressões acabassem.

Em seguida, o suposto policial teria visto nas câmeras do circuito internado de segurança que outra pessoa cometeu o crime e liberou o jovem. Também devolveu o dinheiro e relógio, porém quebrado.

No mesmo dia, a vítima prestou queixa na Central de Flagrantes I e fez exame de corpo de delito no Instituto de Médico Legal (IML).