Economia

Black Friday na pandemia exige cuidado redobrado com compras por impulso

Para psiquiatra, episódios de exagero podem ser mais recorrentes este ano

Por 7Segundos 27/11/2020 08h08
Black Friday na pandemia exige cuidado redobrado com compras por impulso
Black Friday - Foto: Reprodução/Internet

Mesmo com o Brasil passando por uma forte crise e com desemprego recorde no último trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a edição de 2020 da Black Friday promete ser 77% maior do que a do ano passado, segundo pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Ebit | Nielsen.

Dados do levantamento mostram uma previsão de faturamento de R$ 6,9 bilhões. Para o psiquiatra Alisson Marques Teixeira, embora os números sejam animadores do ponto de vista econômico, podem revelar um comportamento compulsivo do consumidor, que costuma aparecer nesta época do ano, mas ganhou força durante a pandemia de coronavírus.

“No contexto da pandemia pelo Covid-19, vivenciamos diversas mudanças emocionais devido ao isolamento e às medidas de distanciamento social. A ansiedade, sem dúvida, foi a resposta emocional mais comum presente nesse contexto”, analisa. “Além disso, verificou-se um sentimento de tristeza, angústia, frustração e tensão. Eles surgem em meio à mudança abrupta no processo de se relacionar, adoecer e mudança de planejamentos para esse ano”, complementa.

Esse cenário, de acordo com o profissional, poderia gerar gatilhos “compensatórios”. Ou seja: no anseio de aplacar fatores estressantes vividos ao longo dos últimos meses, muita gente apela para o excesso de compras, a fim de ter um pouco de prazer e alívio. Fique de olho na saúde mental.