Covid -19

Vacinação com imunizante de Oxford começa quarta-feira; entenda diferença

Doses chegaram nesse domingo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares

Por 7Segundos 25/01/2021 11h11 - Atualizado em 25/01/2021 11h11
Vacinação com imunizante de Oxford começa quarta-feira; entenda diferença
Renan Filho com um frasco do imunizante Oxford/AstraZeneca no Aeroporto Zumbi dos Palmares - Foto: Felipe Brasil /Ascom

O governador Renan Filho realizou uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (25), para explicar como vai funcionar a distribuição das vacinas contra a Covid-19 Oxford/AstraZeneca em Alagoas, que funcionam em uma lógica diferente do imunizante CoronaVac, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac e Instituto Butantan.

Nesse domingo (24), 27.500 doses da vacina de Oxford, procedentes da Índia, chegaram ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió. De acordo com Renan Filho, todos os imunizantes serão utilizados como primeiras doses e serão destinados a idosos acima de 85 anos e profissionais da saúde.

Diferente da vacina CoronaVac, a segunda dose da vacina de Oxford só precisa ser aplicada após três meses da primeira. Por isso, o Estado optou em usar toda remessa em primeiras doses. Ainda segundo o chefe do Executivo, já foi garantido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) que haverá os outros lotes até esse prazo.

Outra particularidade da vacina de Oxford é que cada frasco enviado não corresponde a uma dose. Com um frasco, é possível imunizar dez pessoas. Isso faz com que os aplicadores precisem retirar uma quantidade muito precisa para cada imunizado, o que nem sempre acontece. Como margem de erro, mais doses serão destinadas aos municípios. Todas as doses que “sobrarem” serão aos profissionais da saúde.

Com as 27.500 doses, Alagoas vai conseguir imunizar todos os idosos acima de 85 anos. Renan Filho explicou que, como esse grupo é de cerca de 23 mil pessoas no estado, pelo menos 24 mil doses serão destinadas, por causa da margem de erro.

“Idosos têm maior de risco de morte e forçam a capacidade hospitalar do estado. Apesar de ser um público pequeno, as mortes estão concentradas principalmente nessa faixa etária [acima de 85 anos]. Países que começaram com idosos já apresentaram resultados positivos. É fundamental que sigamos na caminhada de vacinar profissionais da saúde, mas também vacinando idosos”, afirmou.

Em Maceió, a imunização já começa a partir da quarta-feira (27). O município deve anunciar em breve como funcionará a logística de vacinação por meio de drive-in, a domicílio para idosos acamados e em postos de saúde.