Tempo

Fortes chuvas que atingem Pernambuco e Paraíba chegam a Alagoas

Capitais João Pessoa e Recife sofreram diversos transtornos

Por 7Segundos 01/03/2021 10h10 - Atualizado em 01/03/2021 10h10
Fortes chuvas que atingem Pernambuco e Paraíba chegam a Alagoas
Aviso Meteorológico é emitido pela Sala de Alerta da Semarh - Foto: Divulgação

A sala de alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) mostrou a presença de nebulosidade significativa na costa dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Com isso, a previsão é de chuva na maioria das regiões do estado nesta segunda-feira (1°).

As chuvas fortes já têm feito estragos em Recife (PE) e João Pessoa (PB). Na Zona da Mata e no Grande Recife, há registros de ruas alagadas e transito lento. Na sexta-feira (27), houve desabamentos de estruturas, crateras abertas e diversos alagamentos na capital da Paraíba.

De acordo com a Sala de Alerta, a nebulosidade registrada é influenciada pela presença de um cavado em baixos níveis da atmosfera próximo a costa leste do Nordeste do Brasil.

Ainda de acordo com o Aviso da Semarh, o volume de chuva previsto inicialmente não deve impactar nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem procurar abrigos seguros e acionar a Defesa Civil. Para entrar em contato com órgãos de Alagoas e Maceió, basta entrar em contato com os números (82) 3315-2843 e 0800 030 6205, respectivamente.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.