Comportamento

Cientista estuda pessoas que não pegam Covid nem desenvolvem anticorpo

Mayana Zatz, geneticista da USP, procura voluntários que foram expostos ao vírus, mas não desenvolveram sintomas e nem anticorpos

Por Metrópoles 30/03/2021 18h06
Cientista estuda pessoas que não pegam Covid nem desenvolvem anticorpo
Coronavírus - Foto: Freepik/Ilustração

Apesar de o mundo estar convivendo há mais de um ano com o coronavírus, ainda há muito a se descobrir sobre o vírus e como ele afeta cada pessoa. Enquanto há casos de reinfecção por variantes, há também situações em que o indivíduo tem contato direto e íntimo com uma pessoa infectada (um casal, por exemplo), mas um deles não chega a desenvolver sintomas.

Na tentativa de entender por que o coronavírus age de maneira tão diferente de pessoa para pessoa, a geneticista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP) e Fapesp, procura pessoas que foram expostas ao vírus, mas não tiveram sintomas ou desenvolveram anticorpos.

A ideia é descobrir como o organismo desses pacientes vai se comportar ao receber a vacina, se vai criar anticorpos e desvendar como o corpo se protegeu do vírus. Mayana faz pesquisas sobre o genoma humano e doenças genéticas e irá incluir o coronavírus no estudo.

A pesquisa ainda está na fase de recrutamento de voluntários. Quem quiser participar pode entrar em contato com os cientistas do grupo de Mayana enviando um e-mail para [email protected].