Covid -19

A cada 10 testes realizados em Alagoas, 4 dão positivo para Covid-19

Sesau realizou mais de 370 mil testes desde o início da pandemia

Por Agência Tatu 10/04/2021 10h10
A cada 10 testes realizados em Alagoas, 4 dão positivo para Covid-19
Vacina contra a Covid-19 - Foto: Agência Senado

Um ano após o Ministério da Saúde enviar os primeiros testes, as unidades de testagem do Governo de Alagoas chegaram a marca de 371.798 testes feitos para detecção do novo coronavírus, segundo dados disponibilizados pelo Painel Covid-19, mantido com informações da Secretaria de Estado da Saúde.

Deste total de testes feitos até essa terça-feira (06), 215 mil foram de pessoas que testaram negativo para a Covid-19, enquanto 156 mil dos testes realizados deram positivo para doença, representando 58% e 42%, respectivamente, de acordo com a análise da Agência Tatu.

Esse número aponta que a cada 10 pessoas testadas nas unidades do estado ou análise feitas pelo Laboratório Central de Alagoas, 4 apresentam resultado positivo. Outros 9.269 mil casos estão em investigação.

Como realizar o teste para detectar Covid-19

Para realizar o teste da Covid-19, os alagoanos podem ir às três Centrais de Triagem, localizadas no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, no Shopping Pátio Maceió, na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes, e no Ginásio João Paulo II, na Praça Ceci Cunha, em Arapiraca.

De acordo com a Sesau, as três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Mas, o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus só é prescrito caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias, além de estar portando um comprovante de residência, documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

Sobre os outros municípios do interior, em contato com a reportagem da Agência Tatu, a assessoria de comunicação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas enviou uma nota que versa que os testes são coletados em Centros de Atendimento à Covid-19 ou em Unidades de Saúde organizados para prestar tal atendimento em cada município. Ainda segundo a nota, as amostras de secreção de nasofaringe são mantidas em refrigeração (2°C a 8°C) e enviadas ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL).

A população também pode fazer o teste para detecção em algumas farmácias. O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), disponibiliza, desde junho de 2020, uma lista com estabelecimentos comerciais em Maceió e no interior. 

A reportagem questionou a Secretaria de Saúde sobre a capacidade diária de análise do Lacen, o procedimento adotado bem como o tempo médio de resultado, mas até o fechamento desta matéria não houve respostas.