Politicando

Politicando

Politicando

Comissão foi palco de intensa disputa entre Renan Calheiros e Biu de Lira

17/05/2017 09h09
Comissão foi palco de intensa disputa entre Renan Calheiros e Biu de Lira

Depois de sete sessões a Comissão Mista de Planos e Orçamento do Congresso Nacional (CMO) elegeu o seu comando. O senador Dário Berger (PMDB-SC) foi eleito por unanimidade presidente da comissão e acabou confirmando o deputado Cacá Leão (PP-BA) para funcionar como relator geral do Orçamento 2018.

Mas essa decisão não acaba aí... pois a ideia do senador Renan Calheiros, responsável por indicar o presidente da comissão, também queria ter o poder de indicação do relator geral, o que não aconteceu. E aí é que se inicia a “disputa” entre o líder do PMDB no Senado e o senador Benedito de Lira e seu filho, o deputado Arthur Lira, ambos do PP. Pois os dois numa manobra inteligente conseguiram colocar na relatoria um aliado, Cacá Leão.

Renan queria que o PSDB indicasse o relator, mas o regimento não permitia.

O portal Política Real traz mais detalhes sobre essa disputa entre os dois senadores. De acordo com o site as discussões na Comissão Mista de Orçamento ainda não se encerraram, pois o deputado Cacá Leão não pode acumular a relatoria geral e a relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO). O senador Berger ainda tem que resolver esse impasse. O PSDB deseja a relatoria da LDO, mas pelas regras regimentais a relatoria deveria ficar com o segundo maior partido na Câmara Federal, que seria o Partido dos Trabalhadores (PT).  O deputado Bohn Gass (PT-RS) deverá ser o relator da LDO.  Essa definição deverá ser anunciada hoje (17).

Desde o início dessa série de sessões para definir o comando da mais importante comissão mista da Câmara e do Senado, que será decisiva para apreciar o primeiro orçamento federal sobre o novo regime fiscal do teto de gastos – houve uma disputa dura entre lideranças nordestinas importantes.

O senador Renan Calheiros (AL), trabalhava para evitar que a relatoria da CMO ficasse com alguém indicado pelo seu adversário local, o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do maior bloco partidário na Câmara Federal que teria prioridade na indicação do relator, pois a presidência da CMO ficaria com o maior partido no Senado, o PMDB.  Calheiros chegou a afirmar que temia que surgisse um novo escândalo do orçamento por conta dessa disputa nordestina.

O senador Benedito de Lira (PP-AL) aliado do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), aliados a interesses comuns no comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba(CODEVASF), trabalharam para evitar que Calheiros, com apoio do PSDB no Senado, evitasse que o PP ficasse com a relatoria do Orçamento.  Por cinco sessões, Valadares tentou escolher o novo comando da CMO, mas devido as manobras de Calheiros, que não indicava os nomes, não foi possível, porém na sexta sessão, realizada na semana passada, ele indicou o deputado Cacá Leão (PP-BA) para o cargo de relator geral.  Dário Berger que teve apoio do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o líder do Governo no Senado, Romero Jucá, acabou indicado pelo líder Renan Calheiros para a Comissão.  Ele manteve a indicação feita por Valadares.

As disputas na Comissão Mista de Orçamento prometem ser “eletrizantes”, para o mundo politico, durante este ano de 2017.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos