Politicando

Politicando

Politicando

PMDB terá um 'chapão da morte' para estadual e federal

19/05/2017 18h06
PMDB terá um 'chapão da morte' para estadual e federal

Atualmente na Assembleia Legislativa do Estado, o PMDB conta com 12 parlamentares, Isnaldo Bulhões, Luiz Dantas, Ronaldo Medeiros, Jairzinho Lira, Thaíse Guedes, Davi Davino, Galba Novaes, Cícero Cavalcante (suplente do Olavo) , Jó Pereira, Marquinhos Madeira, Olavo Calheiros, Ricardo Nezinho. Desses apenas quatro devem continuar no partido, se quiserem conquistar a reeleição no ano que vem.

Da lista também terão alguns que serão substituídos por familiares. São os casos do presidente da Mesa Diretora, Luiz Dantas, que abre vaga para seu filho Paulo Dantas (ex-prefeito de Batalha) e de Marquinhos Madeira que deve sair para a entrada do pai, Marcos Madeira (Ex-prefeito de Maragogi). No caso da família Madeira, a situação é um pouco mais complicada. No ano passado, Marquinhos foi condenado por compra de votos, teve o cargo mantido até ser julgado pelo TSE, sendo condenado no Superior deve ficar inelegível, por isso a possível entrada do pai Marcos Madeira, que também enfrenta problemas com a Justiça. 

Já os partidos da base governista tem os deputados Antônio Albuquerque (PTB), Joao Beltrão (Licenciado e que deve abrir a vaga para Marcelo ou Maykon, ou até mesmo a dupla candidatura familiar), Pastor Joao Luiz (PSC) - cassado na última semana em decisão monocrática do ministro Napoleão Maia, Dudu Holanda (PSD), Marcelo Victor (PTB), Carimbão Junior (Pros), Severino Pessoa (PSC) e Sérgio Toledo (PSC). Os dois últimos, pretensos candidatos a tentar cavar uma vaga em Brasília, na Câmara Federal. 

Oito partidos da base do governo.

Ao todo são 20 deputados do lado do governo e até o momento os outros sete tendem a ficar contra Renan Filho.

Assim pemedebistas históricos como Bruno Loureiro, James Ribeiro e Cristiano Mateus tendem a montar uma chapa alternativa. O principal caminho é PRTB. Partido que tem feito uma chapa competitiva onde quem possa ter 15 mil votos tem chances de se eleger.

Já a do PMDB a 'nota de corte' deve passar dos 25 mil votos. O governo terá um grande desafio político para não perder aliados na montagem da chapa que já começou.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos