Politicando

Politicando

Politicando

Cenário político alagoano para 2018 passa pela Justiça

01/06/2017 18h06
Cenário político alagoano para 2018 passa pela Justiça

O futuro político incerto dificulta qualquer projeção. Os grupos políticos têm diversificado relações. Ora uns se batem, outro momento se abraçam. Ultimamente o governador Renan Filho e Prefeito Rui Palmeira se aproximaram, mesmo que por um fenômeno da natureza que foram as fortes chuvas que afetaram Maceió e alguns municípios do interior do Estado.

Mas não apenas as vontades políticas e afinidades entre políticos definirão como será o quadro de coligações e candidaturas viáveis. A justiça terá importante função nesse papel.

Os Calheiros e os Lira sofrerão com o extenso rol de acusações que a Operação Lava Jato encaminhou ao Superior Tribunal Federal (STF). Há quem não acredita em julgamento até lá, mas eles não podem descansar em suas defesas.

Além da Lava Jato, Arthur Lira, tem outra dor de cabeça chamada Taturana.

Na mesma situação do filho do senador Benedito de Lira, também estariam Cicero Almeida e Paulão, ambos já inelegíveis e aguardando uma reversão na decisão tomada em 2º instância. Se os três não puderem ser candidatos, o cenário já traria uma significativa renovação de no mínimo 1/3 das cadeiras na Câmara Federal.

Além deles, outros parlamentares também são atingidos pela Operação Taturana na Assembleia, o que pode mexer no jogo das 27 cadeiras da Casa de Tavares Bastos.

Ainda falando do legislativo estadual, três deputados se encontram com problemas na Justiça. Jairzinho Lira, que deve colocar a esposa em seu lugar, Marquinhos Madeira que abre a vaga para o pai Marcos Madeira.

Outro deputado que está inelegível é Joao Beltrão. Após seis mandatos, ele não poderá se candidatar por condenação no TCU na época em que foi secretário de Estado. Com isso a família Beltrão ensaia lançar um filho, Maykon, ou um sobrinho, Marcelo, líder do grupo. Outro Beltrão que também aguarda decisão judicial é o mais importante membro da Família, o ministro Marx Beltrão. Ele é alvo de uma ação no STF por falsidade ideológica e se condenado, não podendo recorrer, ficaria inelegível para 2018 também. Vale lembrar que Marx já afirmou abertamente ser candidato ao Senado.

Com isso podemos ter uma renovação nos cargos políticos eletivos por força da Lei da Ficha Limpa.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos