Politicando

Politicando

Politicando

Renan Filho vira protagonista no imbróglio entre Ministério Público e deputados estaduais

Procuradores de Justiça recorreram ao governador após a aprovação da Lei que modifica o poder do ministério

13/03/2020 07h07
Renan Filho vira protagonista no imbróglio entre Ministério Público e deputados estaduais

O governador Renan Filho (MDB) se tornou o protagonista no imbróglio que envolve membros do Ministério Público Estadual (MPE) e a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Após aprovado o Projeto de Lei Complementar que modifica a Lei Orgânica do órgão ministerial, promotores e procuradores de Justiça correram para os braços do governador em busca de uma solução. 

O tema se tornou polêmico e divide opiniões numa seara que não é apenas jurídica e, sim, política. 

A deputada estadual Jó Pereira (MDB) é a única parlamentar que saiu em defesa dos membros do MPE e alega a inconstitucionalidade da matéria, garantindo que a “medida fere a competência exclusiva da União de legislar sobre a matéria”.

Já o deputado Davi Maia (DEM) desmente que o Poder Legislativo está dando um fim nos grupos de combate a corrupção no Estado e garante que qualquer instituição que necessite fazer mudanças no seu organograma interno precisa de autorização do Plenário da ALE. 

A verdade é que Renan Filho consegue “domar” a maioria dos parlamentares e, agora, caso não sancione o PLC 73/2019, também terá a gratidão eterna por parte dos membros do Ministério Público. Do ponto de vista político, o governador mostra a sua capacidade em agregar aliados, seja pelo bem ou pelo mal.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos