Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Estácio FAL ignora recomendações oficiais para contenção do coronavírus e mantém aulas, denunciam alunos

Faculdade pode mudar postura após reunião prevista para acontecer nesta terça-feira (17)

17/03/2020 13h01
Estácio FAL ignora recomendações oficiais para contenção do coronavírus e mantém aulas, denunciam alunos

Ignorando a recomendação do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, até, o decreto da Prefeitura de Maceió, publicado no diário oficial do município desta terça-feira (17), sob o nº. 8.846, no qual o Perfeito Rui Palmeira assinou estado de emergência na saúde pública da cidade, a Estácio FAL insiste em manter as aulas na sua unidade em Maceió. A informação foi repassada ao blog por alunos – que não quiseram se identificar – e que estão apavorados diante da postura da Universidade.

Segundo informações repassadas por eles, uma das responsáveis por um dos cursos da entidade disse que as aulas estão mantidas. Segundo ela, conforme relataram os alunos, uma reunião, marcada para a tarde desta terça-feira (17), deve definir a postura da universidade frente as recomendações oficiais dos órgãos públicos, mundial, federal e municipal, em relação a pandemia da covid-19.

O fato é que, além do descumprimento das recomendações de todas autoridades sanitárias do país e do mundo, a universidade, com sua postura, também ignora a realidade local dos seus alunos, que dependem de transporte público para estudar, os quais já tiveram a oferta prejudicada pelas determinações dos municípios, que, em grande parte, já estão cancelando aulas e, portanto, o transporte de alunos, em atenção a obediência aos protocolos para evitar a disseminação do coronavírus.

Segundo disseram ainda os estudantes, a Estácio é uma das poucas instituições de ensino da Capital que ainda não paralisaram as atividades. Eles reclamam que, a gama de informações desencontradas em meio as recomendações oficias – disseminação de fake news contrapondo os órgãos oficiais sobre a seriedade da situação, e a sensação de pânico instalada no país e no mundo – prejudica a concentração dos universitários, que não têm como focar nos estudos em meio a pandemia anunciada, há alguns dias, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Imagine você estudar num ambiente que, na tua cabeça, você pode pegar um vírus que está deixando o mundo apavorado? Não há como se concentrar nos seus afazeres acadêmicos. Tá parecendo que os responsáveis pela universidade não acreditam na existência do vírus”, disse um aluno que não quis se identificar.

Outro aluno afirmou que existe um caso suspeito onde o mesmo trabalha, e que a pessoa foi isolada. “Mas aí, as aulas continuam e tem trabalho em sala de aula... a gente fica numa situação difícil”, desabafou. Os discentes ainda compartilharam uma lista de instituições, públicas e privadas, na qual, apenas Estácio, Santa Bárbara e PHD, não suspenderam as aulas.

Compõem a lista das universidades que já aderiram ao cancelamento das atividades, Pitágoras, Facima, Santa Juliana, Raimundo Marinho, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cesmac, Seune , Nassau, Unip, Grau Técnico, e Unip Farol.

 

Suspensão das aulas na UFAL

A UFAL suspendeu as atividades acadêmicas da universidade em todos os campi por tempo indeterminado como medida preventiva contra a pandemia do coronavírus. Na reunião, coordenada pelo reitor Josealdo Tonholo e pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, foi apresentado o Plano de Contingência para a Covid-19 da Universidade, documento que define as linhas mestras de atuação da Ufal neste período.

Além disso, a médica infectologista do Hospital Universitário, Sura Amélia Félix, falou sobre a pandemia da Covid-19, apresentando um panorama dos casos e das medidas já adotadas pelo HU e pela a área de saúde no estado e no país.

 

Primeira morte confirmada pelo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (17), que foi registrada a primeira morte pelo novo coronavírus no Estado. É o primeiro registro de óbito pela doença no País. A informação foi publica na manhã desta terça-feira, pelo Estadão. Segundo ainda a reportagem, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença.

Em Alagoas, já são 16 casos suspeitos, e um confirmado. Dos investigados, 15 foram quarentemados na capital Alagoana, e um em Arapiraca.

Segundo o G1-Alagoas, nesta segunda-feira (16), o Governador Renan Filho (MDB) determinou a suspensão de todos os eventos com público acima de 500 pessoas, instituição de teletrabalho para os servidores estaduais com mais de 60 anos e proibição de viagens a trabalho de servidores ao exterior. As medidas têm como objetivo evitar a propagação do coronavírus.

 

Prevenção

Para prevenir o contágio, o ministério da saúde orienta lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos pessoais, entre outras precauções.

Ao Blog, a Estácio disse, através de sua assessoria de comunicação, que pensando na saúde dos alunos e colaboradores, e atendendo às orientações sugeridas para prevenção ao Coronavírus pelos órgãos e autoridades competentes do Estado de Alagoas, as aulas presenciais no seu Campus estão suspensas pelo período de 15 dias, a partir desta quarta-feira, 18 de março.

 

Confira a nota na íntegra:
 

A Estácio, pensando na saúde, segurança e bem-estar dos alunos e colaboradores, e atendendo às orientações sugeridas para prevenção ao Coronavírus pelos órgãos e autoridades competentes do Estado de Alagoas, informa que as aulas presenciais no seu Campus estão suspensas pelo período de 15 dias, a partir de 18 de março.

Os campi estarão abertos e funcionando normalmente com suas atividades administrativas, tais como: matrícula, provas online, entre outras. Lembramos que os conteúdos online continuam disponíveis para o aprendizado do aluno, a fim de que eles aproveitem e entrem no seu campus virtual e continuem estudando em casa.

Estamos diante de um problema global e nossa instituição está contribuindo com o esforço nacional, neste momento crítico. O objetivo do isolamento proposto pelos órgãos de saúde é garantir que o vírus não se espalhe rapidamente, o que impactaria a saúde pública.

Pedimos a todos os alunos que fiquem tranquilos, pois estamos nos preparando para garantir a continuidade acadêmica, caso um afastamento mais longo se concretize. Continuaremos acompanhando de perto e os manteremos informados. Para que as informações sobre a decisão da nossa instituição deixe de chegar a todos os nossos a,unos, enviamos e-mail com esta nota direcionada a cada um deles.

 

Estácio Fal Maceió.