Politicando

Politicando

Politicando

Braskem causa o maior caos habitacional, econômico e de mobilidade de Maceió

Instabilidade do solo no local provocou danos em diversas áreas do funcionamento da cidade

31/03/2020 07h07
Braskem causa o maior caos habitacional, econômico e de mobilidade de Maceió

Não bastasse o sofrimento da humanidade diante do novo coronavírus, o cidadão maceioense vive outro drama: a tragédia anunciada sobre os bairros afetados pela extração de sal-gema pela Braskem. A chegada do período chuvoso tira o sono dos moradores das áreas de risco. Além de perder o sossego, eles já esperam ver o patrimônio que levou uma vida inteira para ser construído, desmoronar. O caos se estende às áreas econômica e de mobilidade.

A instabilidade do solo provocada pela atividade de mineração motivou o cancelamento de trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que faziam linha em trechos de bairros que estão sob o risco iminente de desabamento. Já a Prefeitura de Maceió, através da SMTT, suspendeu o tráfego de ônibus. A expectativa é que veículos particulares também deixem de circular em regiões de risco.

Com as principais ruas dos bairros afetados interditadas, a tendência é que o fluxo seja direcionado para a Avenida Fernandes Lima, o que gerará um caos em todo o trânsito da capital. 

Essas questões de mobilidade também irão afetar milhares de trabalhadores, que poderão ficar impedidos de exercer suas atividades pela dificuldade em viabilizar outros meios de transporte. 

Já o comércio nos bairros Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Pinheiro terá prejuízos econômicos irreparáveis. Empreendedores de pequeno e médio portes terão seus estabelecimentos fechados. A dificuldade em abrir um novo negócio em outra localidade – até então desconhecida - será o principal obstáculo. 

A situação mais difícil tem sido na hora de deixar o lar. Recentemente, vídeos circularam nas redes sociais onde diversos caminhões faziam a mudança de moradores do Pinheiro. Pessoas que moram no local há mais de 50 anos choravam desesperadas ao terem que sair a força de suas próprias casas. 

Outro problema tem sido em encontrar imóveis disponíveis para alugar com preços compatíveis ao valor oferecido como aluguel social. A procura tem movimentado o mercado imobiliário. 

A verdade é que em breve veremos em Maceió cenas como em filmes de terror, com áreas inabitáveis e destruídas. Os noticiários internacionais irão suspender a pauta sobre o coronavírus para anunciar a tragédia que irá destruir não só lares, mas vidas.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos