Politicando

Politicando

Politicando

Futuro presidente da Câmara de Maceió será fruto do acordo entre Rui e Renan

Chefe do Legislativo será escolhido pelo governador e prefeito de Maceió

31/03/2020 16h04
Futuro presidente da Câmara de Maceió será fruto do acordo entre Rui e Renan

A união entre o governador Renan Filho (MDB) e o prefeito de Maceió Rui Palmeira (sem partido) foi muito além do propósito de eleger Alfredo Gaspar (MDB) como Chefe do Executivo Municipal. O acordo engloba também a escolha do futuro presidente da Câmara Municipal.

Os nomes já foram postos, porém, falta decidir quem será o candidato a vice-prefeito na chapa majoritária para que seja batido o martelo no nome do presidente da Câmara de Vereadores.

Tácio Melo (Podemos) é o preferido de Rui para ser o vice de Alfredo. Mas há uma rejeição do senador Renan Calheiros. Em torno do nome de Tácio existem dois cenários. Se for decidido que ele não entrará na disputa majoritária, será candidato a vereador e já teria como garantido o cargo de presidente da Câmara Municipal. Se o grupo entrar em consenso e ele for o vice, o vereador Chico Filho passa a ser a opção para presidir a Casa de Mário Guimarães.

Já o secretário municipal de Saúde Tomaz Nonô (Democratas) pode entrar na disputa como vice-prefeito, caso seja confirmado o nome de Tácio Melo na disputa proporcional. O secretário adjunto da Saúde, Edvaldo Neiva assumiria a titularidade da pasta.

Se nenhum dos cenários acima for concretizado, o “coringa” desse jogo pelo poder é o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana, Gustavo Torres.

A única certeza que se pode ter é que a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores já tem dono.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos