Politicando

Politicando

Politicando

Secretários se afastam para disputar prefeituras, mas continuam “mandando” nas pastas

Governador nomeou interino e aguarda resultado das eleições para fazer efetivações

08/06/2020 17h05
Secretários se afastam para disputar prefeituras, mas continuam “mandando” nas pastas

Cumprindo ao prazo de desincompatibilização de cargos públicos estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que políticos possam disputar eleições, três secretários de Estado pediram exoneração visando o próximo pleito eleitoral. Embora os nomes tenham sido trocados através de publicação no Diário Oficial, eles apenas perderam o “status”, mas continuam dando as ordens em suas secretarias. 

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), nomeou interinos para os cargos. Os nomes, que já atuam nas secretarias em funções estratégicas, foram indicados pelos ex-titulares das pastas e só devem ser trocados após o resultado das eleições. 

A expectativa era para que cinco secretários deixassem os cargos, mas apenas três o fizeram. Melina Freitas (Cultura) e Arthur Albuquerque (Trabalho) preferiram continuar no primeiro escalão do governo Renan Filho e desistiram de disputar as prefeituras de Piranhas e Limoeiro de Anadia, respectivamente. 

Já Cecília Rocha, Fernando Pereira e Luciano Barbosa estão aptos a disputarem as eleições municipais. Os dois primeiros já se posicionam como pré-candidatos. Já Barbosa, trava uma disputa interna onde o próprio governador trabalha para que ele não seja candidato a prefeito de Arapiraca. 

Embora a preferência de Renan Filho aparentemente não seja por Luciano Barbosa, o ex-secretário de Educação tem o apoio da maioria dos integrantes do diretório municipal do MDB – que é quem decide quem será ou não o candidato da legenda. Barbosa já tem, inclusive, o aval do senador Renan Calheiros. 

Fato concreto é que, mesmo sem status de secretários de Estado, os afastados dos cargos seguem mandando nas pastas e, provavelmente, aproveitando os espaços para fazerem o que sabem de melhor: política!

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos