Politicando

Politicando

Politicando

Prefeitos alagoanos ficam de orelha em pé após recomendação do MPE

PF já atuou em outros Estados para investigar gastos com dinheiro para combater Covid-19

15/06/2020 17h05
Prefeitos alagoanos ficam de orelha em pé após recomendação do MPE

Na última semana, o Ministério Público do Estado (MPE) realizou uma reunião com alguns prefeitos de Alagoas para recomendar como deve ser feito de forma transparente a divulgação dos gastos com a pandemia da Covid-19. Um novo projeto que visa combater a corrupção foi apresentado e chamou a atenção dos gestores. 

A videoconferência aconteceu logo após a Polícia Federal (PF) ter realizado operação em outros estados, verificando esquemas de corrupção no gasto do dinheiro público. Vale lembrar que essas ações ainda não chegaram em Alagoas.

O promotor José Carlos Castro alertou para que a legislação que determina a publicidade dos gastos seja cumprida. “Estamos falando da Lei federal nº 13.979/2020, mas, ela não é uma carta branca para que o dinheiro público seja gasto de qualquer forma. A norma exige que o princípio da publicidade, que dá transparência ao esses gastos, seja cumprido integralmente”, destacou.

Já a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, chamou atenção para a manipulação de informações conforme interesses políticos, já que estamos em ano eleitoral. “Se já era difícil antes, imagine agora. O ano é político e há candidatos da oposição distorcendo muitas informações. Então, o cuidado tem sido redobrado com relação a tudo o que a gente faz, com qualquer gasto ou contração”, pontuou. 

Em Alagoas, políticos já se utilizam das redes sociais para fazerem denúncias sobre supostos esquemas de superfaturamento e uso de empresas de fachada por parte de algumas prefeituras. No entanto, até o momento, não há confirmação sobre a oficialização das denúncias.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos