Politicando

Politicando

Politicando

Davi Maia deixará Assembleia Legislativa visando vaga de JHC na Câmara Federal

Deputado estadual deve ser indicado como pré-candidato a vice-prefeito de Maceió

27/07/2020 17h05 - Atualizado em 27/07/2020 17h05
Davi Maia deixará Assembleia Legislativa visando vaga de JHC na Câmara Federal

Com uma atuação marcada pela oposição ao Governo do Estado, o deputado estadual Davi Maia se prepara para iniciar as atividades como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado federal JHC (PSB). Maia será a indicação do Democratas, na tentativa de reaproximar o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido), e o senador Rodrigo Cunha (PSDB). 

O parlamentar perderia o mandato na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), mas não seria em vão. Além da divisão de cargos na Prefeitura de Maceió – caso sua chapa seja vitoriosa -, ele está de olho na vaga ocupada por JHC no Congresso Nacional.

Na proposta de bastidores feita por Davi Maia, o cargo de deputado federal estaria incluso no pacote e funcionaria da seguinte forma: Ele topa entrar na disputa como vice-prefeito; se eleito, teria – entre outros cargos – a secretaria de Meio Ambiente; em 2022 seria candidato a deputado federal e receberia o apoio de JHC, Rui Palmeira e Rodrigo Cunha. A deputada federal Tereza Nelma (PSDB) também deverá receber o apoio do mesmo grupo. 

Há quem acredite que Maia não sairia da situação financeira confortável proporcionada pelo mandato de deputado estadual, mas a recompensa seria – além das vantagens na Prefeitura -, um mandato de deputado federal.

Para ele, que usa as redes sociais como principal meio de aproximação com a população, o destaque no cenário nacional seria um sonho que, antes, poderia até ser impossível.

Caso a proposta de Davi Maia se concretize através de convenção partidária, analistas políticos acreditam no crescimento de JHC na avaliação popular dos eleitores maceioenses. Vale destacar que Maia é o principal opositor do governador Renan Filho (MDB) na ALE.

Bem articulado, o filho do prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, já teria inclusive pedido a benção do presidente nacional do Democratas, ACM Neto, que se comprometeu, inclusive, a vir a Alagoas pedir apoio para Davi Maia.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos